Partículas de microplásticos foram descobertas em pedras de granizo

Ao analisarem uma amostragem significativa de pedras de granizo, cientistas eslovenos descobriram partículas microplásticas no granizo.

Granizo
As tempestades de granizo estão a tornar-se mais frequentes em algumas regiões.

Este grupo de investigadores foram os primeiros cientistas a descobrirem microplásticos no granizo.

Estudo

Esta descoberta resultou de um estudo realizado por cientistas eslovenos de seis organizações diferentes, que analisaram grandes amostras de granizo que atingiram o Vale Poljanska ao longo do rio Kolpa em Bela Krajina, na Eslovénia, em junho de 2019.

A investigação foi motivada por residentes locais, que estavam curiosos em saber por que razão em dois anos praticamente a mesma área tinha sido atingida por tempestades de granizo que quebraram dois recordes. Em alguns locais, as pedras de granizo tinham sido extremamente grandes, excedendo mesmo 10 centímetros de diâmetro.

Foram analisadas quatro pedras de granizo, medindo 7, 10, 12 e até 13 centímetros de diâmetro, que se acredita serem as maiores pedras de granizo da história da Eslovénia.

Saraiva
As pedras de granizo podem atingir proporções muito grandes e, dependendo do seu tamanho, são designadas por saraiva.

As amostras foram primeiro transportadas para a Faculdade de Biotecnologia, onde foram limpas e esterilizadas à superfície. Como as pedras eram grandes, a camada exterior (cerca de um centímetro) da pedra foi derretida primeiro. As pedras de granizo foram então cortadas ou derretidas, camada por camada, e analisadas para deteção de bactérias, fungos e diatomáceas.

Nas camadas exteriores, foram encontradas principalmente partículas de areia do deserto, enquanto no núcleo do granizo, para além de fibras naturais de celulose e lignina, foram também detetados microplásticos. A manutenção de um ambiente estéril foi um desafio particular.

Todos os procedimentos foram, portanto, realizados no laboratório em condições livres de pó, o ar foi filtrado a todo o momento e apenas dois investigadores, usando batas de proteção de laboratório, foram autorizados a estar na sala a qualquer momento.

Esta descoberta é importante e alerta para o facto dos microplásticos poderem contribuir também para a formação de grandes bolas de granizo. No caso da poluição por microplásticos continuar, isto poderia indicar uma tendência crescente da ocorrência de fortes tempestades de granizo.

O que são microplásticos e quais os seus perigos?

Os microplásticos são partículas de plástico de pequena dimensão, inferiores a cinco milímetros e superiores a um micrómetro, quase invisíveis ao olho humano, resultantes do plástico criado pelo homem e estão praticamente em todo o lado: no ar, na água, na comida, nos produtos de higiene, tendo também já sido detetados no corpo humano. Muitos milhões acabam à deriva nos oceanos e tornam-se, a cada dia, uma ameaça crescente para a vida marinha e não só.

Plásticos
Todos os anos são produzidos milhões e milhões de toneladas de plásticos a nível mundial.

O facto de o plástico ser um produto muito duradouro e levar muitos anos até desaparecer, faz com que seja tão problemático para o ambiente. Esta recente descoberta veio reforçar e provar que o plástico, produto criado pelo homem, é hoje em dia, e será no futuro, um gravíssimo problema ambiental.