Inteligência Artificial cria o corpo "perfeito" de homens e mulheres. Como ele seria?

Inteligência Artificial (IA) cria o corpo humano perfeito, de acordo com informações nas redes sociais. No caso das mulheres, identificou-se que o corpo “perfeito” é magro e com cabelos loiros. Já o homem “perfeito” seria alto, moreno e musculoso.

inteligência artificial, IA, corpo perfeito, homem, mulher
Inteligência Artificial reproduz o corpo perfeito de um homem e mulher, de acordo com o que recebe mais engajamento nas redes sociais.

O conceito de beleza está relacionado à ideia de saúde, vigor, de bem-estar físico e mental. Atualmente, as pessoas buscam por um padrão de corpo perfeito idealizado pela sociedade e, principalmente, pela mídia. Frequentam academias, praticam atividades físicas, adotam uma alimentação saudável, fazem cirurgias plásticas… tudo para adquirir o corpo perfeito!

Contudo, a beleza corporal pode ser definida de várias formas por cada cultura. Há uma gama imensa de diferentes culturas que atribuem aspectos positivos ou negativos ao conceito de beleza. Ou seja, o que é considerado bonito para alguns, pode ser extremamente repulsivo para outros.

De qualquer forma, a Inteligência Artificial (IA) foi mais uma vez usada, mas agora para criar o corpo perfeito de homens e mulheres, com base em informações nas mídias sociais. Veja aqui como eles seriam.

Quais são as características do corpo perfeito?

Tudo começou com o Bulimia Project, um grupo de conscientização sobre distúrbios alimentares, que publicou um novo estudo examinando como a IA reproduziu o corpo “ideal” masculino e feminino, com base no que gera mais engajamento nas mídias sociais. Mas, o Bulimia Project já avisa: os resultados foram em grande parte irrealistas!

O projeto usou vários geradores de imagem de IA, como o Dall-E 2, o Stable Diffusion e o Midjourne, a fim de produzir o físico 'perfeito' de homens e mulheres. E todos os softwares tendem para os padrões de beleza caucasianos.

A IA então vasculha a internet em busca de imagens que já existem e projeta uma nova imagem, levando em consideração as interações com fotos nas redes sociais, bem como as curtidas e comentários.

Abaixo, uma representação pela IA dos corpos perfeitos:

Os resultados mostraram que as mulheres mais desejáveis têm cabelos loiros, pele morena, olhos castanhos e corpo esguio, enquanto o homem “perfeito” seria alto, moreno, de cabelos escuros e músculos definidos.

Muitos dos “homens perfeitos” tinham ainda características quase caricaturais, com lábios carnudos, pele do rosto sem rugas e sem poros, além de narizes perfeitos… características altamente cobiçadas e frequentemente imitadas usando cirurgia plástica e preenchimentos.

A coleção de imagens dos corpos perfeitos gerada pela IA mostra também que eles são muito sensuais e perturbadores, com partes do corpo amplamente desproporcionais. Algo irrealista. E qual a razão por trás de tantas versões distorcidas e de formas físicas estranhas? Os pesquisadores acham que é pelo fato de que as próprias plataformas de mídia social promovam tipos de corpos irrealistas.

Fato é que não existe corpo perfeito! O relatório final do Bulimia Project diz: “Na era dos filtros do Instagram e do Snapchat, ninguém consegue alcançar razoavelmente os padrões físicos estabelecidos pelas mídias sociais. Então, por que tentar atender a ideais irrealistas? É mentalmente e fisicamente mais saudável manter as expectativas de imagem corporal diretamente no reino da realidade”.