Novo exame de sangue tem 83% de precisão na detecção de câncer colorretal, diz estudo

O novo exame de sangue mostrou 83% de precisão na detecção de câncer de colorretal, o que pode impulsionar o rastreamento do tumor e o desenvolvimento de novas formas para diagnosticá-lo.

exame de sangue para câncer colorretal
Novo exame de sangue poderá ajudar no diagnóstico precoce de câncer colorretal (ou câncer de intestino) com 83% de precisão, segundo estudo.

O câncer colorretal (ou câncer de cólon por abreviação) é uma doença na qual as células do cólon ou do reto crescem descontroladamente; o cólon é o intestino grosso, e por isso às vezes a doença também é chamada de câncer de intestino. Em algumas situações, crescimentos anormais, chamados pólipos, podem se formar no cólon ou no reto, e com o tempo se transformar em câncer.

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, atingindo milhões de pessoas no mundo. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano, este é o 4º tipo de câncer mais frequente em homens e mulheres no mundo, e é a 4ª principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos. No Brasil, é o terceiro tipo mais comum da doença, e estima-se que no triênio 2023/2025 ocorram 45.630 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Um estudo recente publicado na revista New England Journal of Medicine traz uma boa notícia: um novo exame de sangue foi desenvolvido para o rastreamento da doença e detectou corretamente o tumor em 83% das pessoas que haviam sido diagnosticadas. E isso sugere que o teste pode ser uma opção a mais para o diagnóstico precoce da doença.

Como foram realizados os exames de sangue para o estudo?

Os pesquisadores conduziram um ensaio clínico feito com quase 8 mil pessoas com idades entre 45 e 84 anos chamado ECLIPSE, que comparou a sensibilidade e a especificidade de um exame de sangue de DNA livre de células (cfDNA) chamado Guardant’s Shield, com a colonoscopia, o padrão-ouro para o rastreio do câncer colorretal. Esse exame Guardant’s Shield detecta sinais de câncer colorretal no sangue a partir do DNA que é eliminado pelas células tumorais. O estudo foi liderado e financiado pelo criador do teste, a empresa americana de biotecnologia Guardant Health.

partes do corpo, órgãos, câncer
Este diagrama mostra a localização do estômago, intestino delgado, ceco (porção inicial do intestino grosso), cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Fonte: CDC.

Alguns participantes do estudo já tinham diagnóstico de câncer colorretal confirmado por colonoscopia. Desses, 83,1% apresentaram resultado positivo para o exame de sangue cfDNA e 16,9% tiveram resultado negativo. O exame foi mais sensível nos estágios inicial e avançado, e menos sensível para lesões pré-cancerosas avançadas, que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.

A taxa de precisão do teste é semelhante aos exames de fezes usados para a detecção do câncer colorretal, contudo, a precisão é menor do que a colonoscopia, a qual continua sendo o exame de rastreamento mais preciso para o tumor.

Mas William M. Grady, médico gastroenterologista e coautor do estudo, salienta: “O teste, que tem uma taxa de precisão para a detecção do câncer de cólon semelhante aos testes de fezes utilizados para o diagnóstico precoce, pode oferecer uma alternativa para os pacientes que, de outra forma, poderiam recusar as opções atuais de rastreamento”.

A importância do novo exame de sangue

Essa descoberta mostra que o exame pode ser uma nova opção para o diagnóstico precoce do câncer. “Os resultados do estudo são um passo promissor no desenvolvimento de ferramentas mais convenientes para detectar precocemente o câncer colorretal, ao mesmo tempo em que é mais facilmente tratado”, disse Grady.

O exame de sangue chamado Guardant’s Shield teve uma boa eficácia na detecção de câncer colorretal, o que sugere que pode ser uma nova opção para o diagnóstico precoce da doença.

Além do que, apenas cerca de 50% a 60% das pessoas elegíveis para rastreamento do câncer realmente fazem os testes, e o câncer colorretal é comum e muito evitável se rastreado precocemente.

O teste ainda não foi aprovado pela U.S. Food and Drug Administration, a agência americana responsável pela saúde pública, e a maioria das seguradoras não cobre o teste, mas ele já está à venda no país por 895 dólares. Mas mais pesquisas devem ser feitas para saber quem exatamente deve realizar o teste e com que frequência.

Referência da notícia:

Chung, D. C. et al. A cell-free DNA blood-based test for colorectal cancer screening. New England Journal of Medicine, 390, 2024.