Novo coronavírus com potencial de se espalhar entre humanos é descoberto na China
Um novo estudo alerta para um novo tipo de coronavírus que foi detectado em morcegos na China e que pode ser facilmente transmissível para os humanos. Contudo, essa questão ainda precisa ser mais investigada.

O mundo foi pego de surpresa no final de 2019, com a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, que se espalhou rapidamente e instalou uma pandemia ao redor do globo, o que ficou conhecido como pandemia de COVID-19.
Agora, um novo estudo, divulgado na revista Cell, traz um alerta: um novo tipo de coronavírus que pode se espalhar facilmente entre os humanos foi descoberto na China por pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan.
Chamado de 'HKU5-CoV-2', o novo coronavírus é surpreendentemente semelhante ao vírus da COVID-19, o que levantou preocupações de uma nova pandemia. Contudo, esse novo vírus foi detectado apenas em morcegos por enquanto, e a transmissão para os humanos ainda precisa ser investigada.
O novo coronavírus descoberto
O vírus HKU5-CoV-2 foi encontrado em morcegos em Hong Kong. Por enquanto, apenas em tese ele pode ser transmitido para seres humanos, mas isso ainda não aconteceu, há apenas o potencial para isso. Mais pesquisas são necessárias para saber os riscos reais de transmissão para o ser humano.
O HKU5-CoV-2 é um coronavírus pertencente ao grupo MerbEcovírus, e está intimamente relacionado ao vírus MERS. A MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio) é uma doença respiratória contagiosa, espalhada de animais para humanos e raramente de humano para humano, e que causa febre, tosse, falta de ar, diarréia e vômito, podendo ser fatal em casos graves.
Segundo o estudo, este novo coronavírus se liga ao receptor ACE2, uma proteína humana, para infectar organismos, tendo uma melhor adaptação ao ACE2 do que a linhagem 1 HKU5-Co, por exemplo. Esse mesmo receptor também foi usado pelo Sars-CoV-2 (o vírus da pandemia da COVID-19) para invadir as células humanas.
Em laboratório, os cientistas identificaram que o vírus contaminou tecidos pulmonares e intestinais cultivados com células humanas em ambiente artificial. Por isso, eles destacaram o risco da doença possivelmente se espalhar entre os animais e humanos.
“Os merbecovírus de morcegos, que são filogeneticamente relacionados ao MERS-CoV, apresentam alto risco de transmissão para humanos, seja por transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários”, afirmam os cientistas no estudo.
O novo vírus representa riscos?
O infectologista Alexandre Naime, coordenador da Sociedade Brasileira de Infectologia e chefe de Departamento de Infectologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), explicou em entrevista à CNN Brasil que “esse é apenas um achado científico de uma vigilância genômica que é feita rotineiramente em morcegos, porque eles abrigam milhares de vírus que potencialmente podem ser transmitidos para outros animais, incluindo seres humanos”.
Ele comenta ainda que não necessariamente o vírus pode representar um risco à nossa saúde. “O HKU5-CoV-2 é muito parecido com outro vírus dessa família que causa o resfriado comum, então ele até pode um dia ser transmitido, por exemplo, para aves de consumo e depois seres humanos, mas talvez ele não cause síndrome respiratória aguda grave”, disse.
Referências da notícia
Novo coronavírus com potencial para causar uma pandemia é descoberto na China, segundo pesquisa. 21 de fevereiro, 2025. Redação/Revista Crescer.
Veja o que se sabe sobre o novo coronavírus na China. 21 de fevereiro, 2025. Mariana Valbão.
Bat-infecting merbecovirus HKU5-CoV lineage 2 can use human ACE2 as a cell entry receptor. 18 de fevereiro, 2025. Chen, et al.