O Atlântico prepara uma intensa temporada de furacões. Se teremos El Niño, não deveria ser mais fraca?

A temperatura do Oceano Atlântico registra temperaturas recordes nesta época do ano, o que prevê uma temporada de furacões intensa e significativamente perigosa.

furacão, oceano
A temporada de furacões no Caribe vai de 1º de junho a 30 de novembro. A temporada de 2022 foi relativamente calma em termos de número de furacões; um total de 8 furacões foram registrados.

É uma realidade que o aumento da temperatura da superfície do Atlântico favorece a formação de furacões e principalmente a sua virulência, ou seja, quanto mais elevada a temperatura, mais potencial de crescimento tem este fenômeno meteorológico.

Considerando a virulência dos furacões, nos encontramos diante de diferentes categorias de Saffir-Simpson: categoria 1 quando os ventos sustentados estiverem entre 119 e 153 km/h; na categoria 2 atingem pelo menos 154 e chegam a 177 km/h; a categoria 3 supõe ventos entre 178 e 209 km/h; na categoria 4 já ultrapassam os 210 e encontram o seu limite nos 249 km/h; e por ultimo, a categoria 5 compreende um vendaval destrutivo de mais de 250 km/h.

Influências do El Niño

A menos de um mês do início da temporada de furacões, o oceano Atlântico está ardendo de quente, apresentando temperaturas em sua superfície até 3ºC acima do normal em seu setor tropical, e a chegada do El Niño põe em dúvida a iminência da temporada de furacões.

Em termos gerais e como regra genérica, o fenômeno El Niño aumenta a temperatura do Oceano Pacífico e, como consequência, produz um cisalhamento vertical do vento que resfria a água e diminui o desenvolvimento de furacões no Atlântico.

O que é cisalhamento?Diferença na velocidade ou direção do vento entre dois pontos na atmosfera. Pode ser vertical ou horizontal, dependendo de como é feita a observação no plano. Ambos causam muitos problemas no pouso e na decolagem de aviões.

Em contraste, no oceano Pacífico, esse aumento de temperatura torna a temporada de furacões mais longa devido a esse menor cisalhamento.

Por que esfria o Atlântico?

As altas pressões estabelecem-se com mais força pelo que, à superfície, o vento é muito mais forte e persistente, o que favorece que as águas superficiais "mais quentes" sejam substituídas por águas muito mais profundas e frias.

Um furacão necessita, para o seu desenvolvimento ótimo, de uma temperatura superior a 26ºC.
anomalias globais de temperatura dos oceanos
Anomalias de temperatura superficial muito altas nos nossos oceanos. Fonte: Climate Reanalyzer.

Uma temporada movimentada

Se no final o El Niño não chegar ou pelo menos não afetar o suficiente, as temperaturas do Atlântico não cairão tanto quanto o esperado nas previsões preliminares e os ciclones tropicais encontrarão um contexto ideal para prosperar. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou há mais de um mês uma lista com os nomes dos furacões para esta temporada de 2023. Eles devem ser suficientes.

lista nomes furacões 2023
O primeiro furacão da temporada de 2023 terá o nome de Arlene, feminino, então o próximo terá um nome masculino, e assim consecutivamente.

Quando um furacão tiver causado um grande impacto em um território, qualquer país afetado pela referida tempestade pode solicitar que aquele nome seja retirado após acordo com a OMM, permanecendo nos registros históricos e substituindo-o por outro do mesmo gênero.