Este novo aliado está sendo usado por cientistas para combater epidemias! Você sabe o que é?
Para combater os riscos de uma crise de saúde ou pandemia causada por qualquer bactéria trazida de um destino de férias, um aliado surpreendente parece ter sido escolhido: os banheiros dos aviões.

Uma ida rápida ao banheiro. E se os banheiros dos aviões se tornassem nossos aliados na prevenção e/ou combate a pandemias e outras futuras crises de saúde? Parece loucura, mas é uma possibilidade que vale a pena considerar. Este pequeno cômodo por onde passam os passageiros em um voo do Rio de Janeiro para Singapura, por exemplo, pode ser uma solução para combater bactérias e micróbios.
Alguns especialistas estão considerando esta possibilidade
Estamos falando de um espaço apertado onde os micróbios de todos se instalam. Um estudo, publicado na revista Microbiology Spectrum, foi conduzido por pesquisadores que coletaram 44 amostras desses banheiros de bordo de aviões com destino à Austrália. Superbactérias foram observadas, como salmonela e Staphylococcus aureus.
Banheiros, um aliado perfeito no combate às pandemias
O problema é que essas bactérias são particularmente resistentes aos produtos de limpeza usados para esfregar vasos sanitários, mas também aos antibióticos usados para combater esses micróbios. E, para piorar, a contaminação entre humanos é extremamente fácil.
Em resumo, aviões são verdadeiras bombas-relógio. A contaminação e a transmissão de um vírus ou micróbio são, portanto, muito rápidas e fáceis. Basta um simples contato, uma simples ida ao banheiro, e aqui estamos nós no meio de uma crise sanitária!
Soma-se a isso o fato de que cada um tem sua própria ideia do que é "higiene", e o risco de disseminação dobra. É por isso que especialistas têm investigado o assunto. E sim, são os banheiros de avião que foram identificados como potenciais auxiliares para combater o flagelo das crises de saúde. Mas então, por que, e mais importante, como esses verdadeiros criadouros de germes poderiam ajudar? Porque os cientistas veem esses banheiros como uma dádiva divina.

Micróbios estão se proliferando, e especialistas conseguiram obter uma amostra muito clara. O resultado: usando banheiros de avião, eles poderão estudar o ecossistema bacteriológico mais de perto e, assim, encontrar soluções para combatê-lo. Além disso, graças a essa técnica, seria mais fácil encontrar o paciente zero, o portador de um micróbio ou de uma doença contagiosa. Dessa forma, a epidemia poderia ser prevenida a tempo, antes que se espalhasse pelo mundo.
Para Warish Ahmed, coautor do estudo, esse processo é muito positivo. "Esta é uma prova de conceito que demonstra um potencial real. Agora temos as ferramentas necessárias para transformar os banheiros dos aviões em um sistema de alerta precoce de doenças para melhor gerenciar a saúde pública".
Referência da notícia
L’eau des toilettes des avions, le nouvel allié majeur de la lutte contre les pandémies?. 20 de outubro, 2025. Antoine Ducarre.