Esses três animais podem parecer inofensivos, mas matam milhares de pessoas por ano

Os filmes de Hollywood sugerem que leões ou tubarões são as criaturas mais mortais. No entanto, você vai se surpreender com aqueles animais que são realmente os mais perigosos.

leão
Um leão ataca para se defender ou para conseguir comida.

Quando pensamos nos animais mais perigosos, certamente vêm à mente lembranças de ataques de tubarões no mar, leões na selva ou algum outro animal de grande porte. No entanto, existem outras espécies que podem ser terrivelmente letais para os humanos.

Embora seja verdade que o próprio ser humano é a espécie mais nociva da Terra e a que mais pode causar mortes se for levada em conta a quantidade de animais e peixes que se comem todos os dias, também é verdade que o fazemos para a nossa sobrevivência. Mas quando tiramos da lista o homem, há outras espécies que deveríamos nos preocupar.

O ranking dos animais mais perigosos do mundo

Este é o ranking científico (do menos perigoso para o mais perigoso) elaborado com base no número de mortes humanas causadas pelos animais. Segundo especialistas, estes são os três animais mais perigosos do mundo.

3º lugar: Cobras

As cobras são um grande problema em muitas partes do mundo, matando mais de 100 mil pessoas por ano. As picadas são mais comuns em países com pouca coleta de dados, levando os especialistas a acreditar que elas são drasticamente subnotificadas.

cobras
As cobras picam cerca de 5 milhões de pessoas por ano, mas nem todos os casos são fatais.

Levando em conta uma grande margem de erro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as cobras matam entre 81 mil e 138 mil pessoas por ano, isso sem mencionar os milhares de sobreviventes que sofrem amputações e deficiências permanentes.

2º lugar: Verme Ascaris

Acredita-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas (aproximadamente 15% da população mundial) sejam portadoras deste parasita. A ascaris é a causa mais comum de helmintíase transmitida pelo solo, uma classe de infecção intestinal que também é transmitida por vermes tricurídeos e ancilostomídeos.

verme, lombriga
Os vermes adultos, que se reproduzem, podem medir mais de 30 centímetros de comprimento.

A maioria das pessoas nunca apresenta sintomas, mas em casos raros, a doença pode ter consequências potencialmente fatais, principalmente em crianças.

1º lugar: Mosquitos

É realmente um carrasco e não há dúvida de que os mosquitos constituem uma ameaça única para a humanidade. É o único organismo que nos mata quase sem perceber, pois na verdade é o vetor que transmite doenças como malária, dengue, febre amarela, entre outras.

mosquito
Apenas as fêmeas dos mosquitos picam pessoas e animais para extrair o sangue.

Alguns especialistas são céticos em relação à afirmação frequentemente repetida de que mataram metade de todas as pessoas que já viveram, mas isso pouco contribui para diminuir a profundidade com que moldaram o curso da história humana. Com mais de 3.300 espécies, esses insetos que vemos todos os dias são os mais mortais do mundo.

A lista continua e há muitas surpresas

É importante ressaltar que também há surpresas na lista: os cães causam quase 60 mil mortes por ano e embora sejam considerados nossos “melhores amigos”, também são uma ameaça significativa. A maioria das mortes de cães não é resultado direto de um ataque, mas do vírus incurável da raiva que eles podem transmitir aos humanos quando mordem, embora exista uma vacina para evitá-lo.

No mundo aquático aparecem os tubarões de água doce, matando cerca de 12 mil pessoas por ano. São assassinos sutis que nem precisam entrar em contato com suas vítimas, pois liberam larvas da esquistossomose, que podem penetrar na pele de qualquer ser humano que está nadando na água contaminada, e assim desencadear problemas de saúde desagradáveis e até mesmo a morte.

cachorros, raiva, vírus
A raiva em cães provoca alterações de comportamento, agressividade e salivação excessiva.

Outro grave problema é o causado pelo barbeiro, inseto responsável pela disseminação da Doença de Chagas, doença que ainda não possui vacina preventiva. O barbeiro deposita o parasita Trypanosoma cruzi na pele e quando a pessoa coça, o incorpora aos seus tecidos. Esta doença causa a morte de aproximadamente 12.000 pessoas por ano.

A lista continua com outras espécies, como as “moscas tsé-tsé”, um inseto que causa a doença do sono na África (tripanossomíase africana) ; e os escorpiões, que são uma ameaça principalmente na África, Ásia e América Latina. Aparecem também as tênias, vermes platelmintos que causam a cisticercose, e por fim o crocodilo e os hipopótamos, para completar uma lista das 10 espécies mais perigosas do planeta.