Lindos espectros e fogbows de Brocken avistados em todo o Reino Unido

Com o nevoeiro e a névoa espalhados pelo Reino Unido no fim de semana, alguns fenômenos meteorológicos incríveis foram visíveis, incluindo espectros de Brocken e fogbows.

Brocken Spectre
Um espectro fantasmagórico de Brocken, dando a ilusão de uma sombra gigante.

Os fotógrafos foram presenteados com alguns espetáculos incríveis no Reino Unido durante o fim de semana, graças à presença de nevoeiro e névoa em grandes áreas do país. Isso levou à formação de alguns fenômenos meteorológicos incomuns, incluindo fogbows e espectros de Brocken.

Com o país abrigado por uma grande área de alta pressão no último fim de semana, as condições eram ideais para o nevoeiro, que geralmente se forma quando o ar úmido passa sobre o solo frio ou quando a terra esfria durante a noite em condições calmas.

Avisos de nevoeiro denso foram emitidos para algumas partes do país na sexta-feira (17) e no sábado (18) e, embora a nevoeiro possa apresentar um perigo, também cria algumas oportunidades fantásticas para fotos.

Espectros assustadores

Um dos fenômenos mais incríveis produzidos pelo nevoeiro é um espectro de Brocken, que pode ser visto na foto abaixo, tirada no fim de semana em West Yorkshire. Este efeito incomum leva o nome da montanha Brocken, na Alemanha, onde foi observado pela primeira vez.

Os espectros de Brocken podem ocorrer quando um observador está em uma colina parcialmente envolta por névoa ou neblina. Quando o observador está de costas para o Sol, sua sombra é projetada sobre a nuvem, frequentemente aparecendo ampliada e cercada por anéis em forma de halo de cores diferentes.

O efeito resultante pode ser desconcertante, especialmente porque a sombra às vezes parece se mover, devido à natureza oscilante da névoa na qual é visível.

Arco-íris branco

Junto com os espectros Brocken, também houve uma série de avistamentos de fogbow, incluindo o exemplo abaixo das colinas em Cotswolds.

Fogbows, às vezes conhecido como arco-íris branco, ocorrem em um processo muito semelhante à formação típica do arco-íris, com a diferença de que a luz é difratada através da névoa ao invés da chuva. Como as gotas de água dentro da névoa são muito menores que as gotas de chuva, o processo de difração é mais dominante, fazendo com que as cores do arco pareçam desbotadas.

Semelhante aos espectros de Brocken, esse fenômeno geralmente ocorre quando um objeto observado está em um terreno elevado, acima de uma área de neblina ou névoa, com o Sol atrás dele. Fogbows e espectros de Brocken podem até ocorrer ao mesmo tempo, junto com outros espetáculos enevoados, como o fenômeno glória.

Isso torna o nevoeiro um dos tipos de formação mais interessantes para presenciar, principalmente se você estiver atrás de algumas fotos do tempo.