Emagrecer, desintoxicar e aumentar a libido: que alimento faz tudo isso?

Originário do Peru, o alimento, que é natural, promete melhorar a vitalidade, fertilidade, a libido e saciedade, além de desintoxicar o corpo, favorecendo o emagrecimento. Descubra aqui de que se trata.

maca peruana
A maca peruana, originária do Peru, é uma raiz que oferece vários benefícios à saúde, podendo até aumentar a libido.

Alimento conhecido como "viagra dos incas" ou “milagre dos Andes” é natural, vegano, originário do Peru e faz parte da dieta andina desde antes do Império Inca. Estamos falando da maca peruana (Lepidium meyenii).

A planta cresce em regiões de grandes altitudes nas montanhas da Cordilheira dos Andes, e por isso, o seu ambiente natural é rochoso, infértil e frio. Não é novidade no Brasil. Já é bem conhecida pelo povo brasileiro devido ao seu valor nutricional e ao seu popular poder afrodisíaco. O suplemento é obtido através da moagem da raiz, que tem formato semelhante ao do nabo, podendo ser consumido em pó ou em cápsulas.

A lenda local conta que um imperador exigiu que os seus soldados ingerissem a raiz regularmente, para aumentar a sua energia na hora do combate na guerra. Assim, os soldados venceram mais batalhas, mas, por outro lado, a libido deles também foi afetada, deixando-os com maior desejo sexual.

Quais os seus benefícios?

A planta tem um elevado valor nutricional, prometendo melhorar a vitalidade e a fertilidade, aumentar a libido e ajudar na desintoxicação do nosso corpo. Também facilita o emagrecimento, mas claro, apesar de ter 59% de carboidratos, auxilia no processo por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite.

O alimento possui vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, fibras e fitonutrientes, como macamindes, macaína e glicosinolatos, este último encontrado em couves, repolhos e brócolos, por exemplo.

colheita de maca no Peru
Trabalhadores a colher a maca no Peru. Crédito: Meridith Kohut/The New York Times.

Segundo a nutricionista Cainara Lins Draeger, em entrevista ao site Metrópoles, “estudos já evidenciaram que homens suplementados com a maca peruana tiveram um incremento na produção de esperma, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Já nas mulheres, ocorre uma redução da mortalidade dos embriões”.

Também, um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) identificou que a sua utilização em mulheres trouxe uma melhoria nos sintomas da menopausa, e nos homens, uma diminuição no tamanho da próstata em casos de hiperplasia benigna, assim como o aumento da motilidade e da contagem de espermatozoides, corroborando com o estudo citado por Draeger.

A nutricionista clínica Tais Rodrigues afirma que “a maca peruana afeta diretamente a melhoria do desejo sexual. Aumenta a libido, tanto no homem como na mulher, pois possui propriedades estimulantes”.

A maca peruana é uma raiz com importante efeito antioxidante e desintoxicante, dificultando a formação de radicais livres (moléculas que prejudicam doenças como o Alzheimer e o cancro). Um estudo realizado no Peru, com pessoas entre 40 e 75 anos, associou o consumo da raiz a um envelhecimento mais saudável. Também contém ómega 3, que protege o coração, e ómega 9, que diminui o nível total do "colesterol mau" (LDL) e aumenta as taxas do "colesterol bom" (HDL).

Em quantidades adequadas, o HDL protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O excesso do LDL pode aumentar a probabilidade de problemas cardiovasculares.

A nutricionista afirma ainda que a planta é rica em vitaminas do complexo B e pode ser utilizada para reduzir a fadiga, aumentar a concentração, melhorar a saúde óssea (100 g dela possuem 150 mg de cálcio) e promover proteção cerebral em pessoas saudáveis. Há indícios de que a planta também auxilia na diminuição do stress e no controlo da ansiedade.

Como utilizar?

Por ser um produto natural, a raiz não tem contraindicações. Contudo, Draeger diz que grávidas e lactantes devem evitá-la, devido à falta de dados que comprovem a segurança para estes grupos.

maca peruana em pó e em cápsulas
Maca peruana: o suplemento é obtido através da moagem da raiz, e pode ser consumido em pó ou em cápsulas.

O suplemento é encontrado facilmente em farmácias, tanto em pó como em cápsulas. O pó pode ser misturado em sumos, vitaminas, iogurtes, frutas, ou até mesmo em receitas de bolos, biscoitos, tortas, etc. Realçamos que é importante verificar a origem, pureza, procedência e concentração do produto em cada marca.

Se ficou interessado, aconselhamos que procure um nutricionista para as recomendações de qual pode tomar e qual a dosagem certa, já que as dosagens excessivas do suplemento podem causar alergia.