Descoberta: a primeira tumba de faraó encontrada por pesquisadores no Egito desde a de Tutancâmon
Tumba de Tutmés II foi descoberta após 12 anos de escavações arqueológicas em Luxor, cidade histórica no Egito.

No início do século XX, uma onda de pesquisas arqueológicas voltadas ao Antigo Egito movimentou o mundo com uma série de descobertas de tumbas e outros vestígios arqueológicos que ajudaram a recontar a grandeza daquela civilização ancestral.
Mais de 100 anos depois, pesquisadores encontraram a tumba do faraó Tutmés II, o primeiro achado arqueológico sobre a antiga ocupação egípcia dessa magnitude desde a descoberta da tumba de Tutancâmon, em 1922.
Local da descoberta surpreende arqueólogos
A tumba foi encontrada nos Vales Ocidentais da Necrópole Tebana, perto de Luxor, região sul do Egito. Originalmente, essa área estava associada aos locais de descanso de mulheres da família real.
A localização da descoberta surpreendeu a equipe de pesquisadores: a expectativa é de q que as câmaras funerárias dos faraós da 18ª dinastia estivessem situadas a mais de 2 km de distância, mais próximas do Vale dos Reis.
Contudo, ao adentrarem a câmara funerária, os especialistas se depararam com um teto azul decorado com desenhos de estrelas amarelas. Os símbolos confirmaram que o lugar se tratava de uma tumba real.
Tumba encontrada estava vazia

Embora a tumba de Tutmés II, que governou o Egito há cerca de 3.500 anos, estivesse vazia, os pesquisadores acreditam que isso não se deve a saques. Eles sugerem que a tumba foi deliberadamente esvaziada após ser inundada por uma cachoeira, poucos anos após o enterro do faraó.
Foram encontrados fragmentos de vasos de alabastro com inscrições dos nomes de Tutmés II e da rainha Hatshepsut, fornecendo pistas importantes sobre a identidade do ocupante da tumba.
Em comunicado, o ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Sherif Fathy, destacou a importância do achado, considerando-o um marco para a egiptologia e para a compreensão da história compartilhada da humanidade.
A descoberta não apenas resolve o mistério sobre a localização das tumbas dos primeiros faraós da 18ª dinastia, mas também abre novas possibilidades para futuras explorações arqueológicas na região.
Quem foi Tutmés II
Tutmés II foi o quarto faraó da XVIII Dinastia egípcia e um antepassado de Tutancâmon. O sacerdote egípcio Mâneto atribui-lhe um reinado de cerca de 13 anos, entre 1493 a 1479 a.C.
Tutmés II foi marido da rainha Hatshepsut, considerada como uma das maiores governantes do Egito e uma das poucas mulheres faraós que lideraram por direito próprio. Atualmente, a múmia de Tutmés II encontra-se no Museu Nacional da Civilização Egípcia, na cidade do Cairo.
Referências da notícia
InfoMoney. Pesquisadores descobrem primeira tumba de um faraó no Egito desde a de Tutancâmon. 2025