Abelhas mumificadas da época dos faraós são descobertas em Portugal

A descoberta de centenas de abelhas mumificadas nos seus casulos na costa sudoeste de Portugal tem chamado a atenção da comunidade científica. Saiba mais aqui!

abelhas
Abelhas mumificadas foram encontradas em Portugal.

O local situa-se na pitoresca região de Odemira e foi anunciado pelo conceituado Geoparque Naturtejo. Esta notável descoberta, publicada na prestigiada revista científica Papers in Paleontology, lança uma nova luz sobre a fossilização de insetos, que normalmente se decompõem rapidamente devido à sua estrutura quitinosa.

A excepcional preservação destes casulos não só permitiu aos investigadores identificar a impressionante diversidade de espécies, mas também a capacidade de identificação do sexo destes antigos insetos. Além disso, o pólen preservado nos casulos forneceu informações sobre o ambiente e os hábitos alimentares destas populações de abelhas, há muito desaparecidas.

Liderados por Carlos Neto de Carvalho, um distinto paleontólogo do Geoparque Naturtejo, foram feitas descobertas notáveis num total de quatro sítios paleontológicos ao longo da costa entre Vila Nova de Milfontes e Odeceixe.

Abelhas com quase 3.000 anos!

Este impressionante número de casulos, com quase 3.000 anos, pertence à espécie de abelha Eucera, que ocorre atualmente em cerca de 700 variedades diferentes em Portugal.

Preservar estes insetos na sua forma original dá aos cientistas a oportunidade de estudar uma parte fascinante da história natural e compreender como esta espécie evoluiu ao longo do tempo. Acredita-se que fatores como quedas bruscas de temperatura durante as noites de final de inverno ou inundações prolongadas fora da estação chuvosa possam ter causado a aniquilação e posterior preservação dessas abelhas em seus casulos.

Novos conhecimentos sobre o passado dos insetos

No entanto, esta descoberta não se limita apenas ao contexto histórico. Pelo contrário, poderia ter implicações importantes para o nosso mundo contemporâneo, particularmente no contexto das mudanças climáticas. Ao examinar as condições ambientais que levaram à morte e manutenção destas populações de abelhas há milhares de anos, os investigadores puderam tirar conclusões sobre a resistência das populações de insetos às mudanças ambientais.

Conhecimentos sobre o passado

O Geoparque Naturtejo, que faz parte do Grupo Mundial da UNESCO, abrange vários municípios de Portugal e desempenha um papel crucial na investigação científica e no estudo da geologia e paleontologia da região.

Esta descoberta de abelhas mumificadas não só oferece informações sobre os ecossistemas do passado, mas também abre oportunidades para aplicar este conhecimento na conservação moderna e no desenvolvimento de estratégias para enfrentar os desafios atuais das mudanças climáticas.

Numa altura em que as mudanças ambientais estão se tornando cada vez mais presentes em todo o mundo, a análise de acontecimentos passados e do seu impacto nas populações de insetos pode ajudar a informar decisões e estratégias para conservar a biodiversidade.

A notável descoberta destas abelhas mumificadas em Portugal lembra-nos quão profundamente a história natural pode impactar o nosso mundo hoje, e quão valioso pode ser o conhecimento de eventos passados para a definição do nosso futuro.