Cientistas procuram o dono de um objeto peculiar encontrado no Titanic

O trágico naufrágio do Titanic chocou o mundo há mais de um século. No entanto, os segredos deste majestoso navio e de seus passageiros continuam vindo à tona. Veja aqui a última descoberta.

Titanic, tubarão, colar
O uso de novas tecnologias permite conhecer os segredos ocultos do Titanic.

O naufrágio do Titanic tem sido objeto de inúmeras investigações e estudos ao longo dos anos, mas muitos quebra-cabeças ainda precisam ser resolvidos. Recentemente, como parte de um projeto inédito de escaneamento subaquático, pesquisadores da empresa britânica Magellan Ltd descobriram um colar único entre os destroços do famoso transatlântico. Seu valor não é por pedras preciosas ou ouro, mas sim por algo estranho que possui.

Este impressionante colar é feito com os dentes de um tubarão megalodonte, uma espécie gigantesca que habitou os oceanos há milhões de anos. As imagens tiradas em 2022 durante a varredura do naufrágio revelaram a existência dessa joia perdida, desencadeando uma onda de entusiasmo e admiração entre os especialistas.

O megalodonte (Otodus megalodon) navegou pelos mares aproximadamente 15 a 3,6 milhões de anos atrás. Foi o maior tubarão que já viveu na Terra, com um comprimento de pelo menos 15 metros.

Mas a história não termina aí. Os pesquisadores da Magellan estão utilizando inteligência artificial e ferramentas de reconhecimento facial para tentar identificar o dono do colar. Através das imagens dos passageiros que embarcaram no Titanic, eles analisam os traços faciais e as roupas que vestiam, tentando reconstruir a história por trás dessa joia única. Talvez, graças à tecnologia, seja possível encontrar os descendentes da pessoa que usou este colar há mais de um século.

youtube video id=okn24DZNgL0

O projeto de escaneamento subaquático feito pela Magellan gerou uma quantidade impressionante de imagens, tornando-se o maior escaneamento subaquático da história. Um total de 700.000 fotos e vídeos capturam os detalhes mais complexos do naufrágio. Essas imagens, processadas em uma varredura em movimento, fornecem uma visão tridimensional do navio, permitindo que os espectadores explorem virtualmente o Titanic como se a água tivesse sido completamente drenada.

Em 15 de abril de 1912, um luxuoso transatlântico britânico chamado Titanic colidiu com um iceberg no Oceano Atlântico Norte durante sua viagem inaugural. Dos 2.223 passageiros a bordo (e tripulantes), apenas 706 pessoas sobreviveram.

À medida que o projeto de escaneamento subaquático revela novos detalhes sobre o Titanic, espera-se que essas descobertas esclareçam os costumes e as histórias por trás do naufrágio do navio mais famoso do mundo, ocorrido em 1912.

Você olha, mas não encosta

Apesar desta notícia surpreendente, é importante notar que o colar não foi tirado do fundo do mar. Um acordo entre o Reino Unido e os Estados Unidos proíbe a remoção de artefatos dos destroços por empresas privadas ou membros do público em geral. A única entidade legalmente autorizada a realizar essas tarefas é a empresa americana RMS Titanic Inc., especializada em salvamento de naufrágios.

A primeira varredura digital em tamanho real do Titanic, feita pela Magellan, fornece uma visão 3D única da embarcação, permitindo que pesquisadores e entusiastas explorem todos os cantos do navio em um nível sem precedentes. Essa tecnologia nos leva de volta no tempo, dando uma visão detalhada de como era o Titanic antes de seu trágico destino. Além dos objetos físicos, as varreduras também revelaram estruturas ocultas e detalhes arquitetônicos do Titanic, que permaneceram ocultos por mais de um século.

youtube video id=BB-zEkxrSEI

A importância destas descobertas reside não só na curiosidade histórica, mas também no seu valor científico. Estudar os restos do Titanic e os artefatos que ainda jazem no fundo do mar podem fornecer informações valiosas sobre as condições da época, os materiais usados na construção do navio e as circunstâncias que levaram ao seu naufrágio. Além disso, essas descobertas permitem uma melhor compreensão de como o ecossistema marinho interage com os naufrágios e como eles são preservados ao longo do tempo.

O legado do Titanic continua a cativar as pessoas em todo o mundo, e cada nova descoberta nos aproxima da compreensão dos trágicos eventos que ocorreram naquela noite fatídica. A combinação da tecnologia de ponta com o trabalho incansável dos pesquisadores nos oferece uma visão mais clara da história e nos convida a refletir sobre a fragilidade da existência humana diante do poderoso e vasto oceano.