Planeta vulcânico semelhante à Terra foi encontrado próximo de nós!

Utilizando dados de dois telescópios espaciais, astrônomos encontraram um planeta semelhante à Terra em um sistema planetário próximo a nós. A surpresa foi que o planeta parece ser um mundo vulcânico e pode nos ajudar a entender como a Terra se formou.

Um planeta vulcânico semelhante à Terra foi encontrado
Pesquisadores encontraram planeta vulcânico que é semelhante à Terra e está em uma zona habitável de sua estrela.

A busca por planetas semelhantes à Terra é uma das prioridades de missões espaciais. Esses planetas semelhantes podem nos oferecer uma dica de como a Terra foi formada e entender como a vida se originou aqui.

Esses planetas podem também nos indicar uma direção para onde devemos focar as buscas pela vida fora da Terra. A Terra é uma exceção no surgimento da vida? O que teve de especial na formação da Terra? Essas são perguntas que planetas semelhantes podem nos ajudar a responder.

Recentemente, astrônomos encontraram evidências de um planeta semelhante à Terra. O planeta, chamado de LP 791-18 d, é um mundo vulcânico que pode nos ajudar a entender como o interior da Terra foi formado. O trabalho foi publicado na revista Nature.

A busca por planetas gêmeos da Terra

Para buscar vida fora da Terra, uma das dicas é buscar planetas semelhantes ao nosso. Afinal, se a vida surgiu no nosso planeta, é possível que ela possa ter surgido em planetas com condições semelhantes ao nosso.

O que teve de especial na Terra para a vidasurgir aqui? Essa pergunta pode possuir diversas respostas e para encontrar uma resposta definitiva é necessário olhar para lugares que pareçam o nosso planeta azul.

Utilizando telescópios em diversos comprimentos de ondas, principalmente o infravermelho, é possível escanear o céu em busca de exoplanetas que sejam semelhantes em tamanho, posição no sistema planetário e composição atmosférica. Além da presença de água e carbono.

Interior do globo terrestre

Uma das características importantes é a composição do interior do planeta. O interior da Terra tem um papel importante na proteção do planeta. Ele é responsável pelo campo magnético terrestre que nos protege de ventos solares e outros fenômenos cósmicos.

Além disso, a presença de vulcões é uma característica importante sobre como o interior do nosso planeta funciona. Em suas erupções, os vulcões liberam parte do calor e pressão que se encontra dentro do planeta.

Monte Bagana na Papua-Nova Guiné é um exemplo de vulcão ativo na Terra.
Um exemplo é o vulcão ativo Monte Bagana na Papua-Nova Guiné. Ele está localizado em uma região com mais outros vulcões e atividade vulcânica. Crédito: NASA Earth Observatory

Alguns pesquisadores inclusive concluem que os vulcões tiveram um papel importante para deixar o clima da Terra ideal para o surgimento da vida. Por isso, a presença de vulcões acaba sendo de grande interesse para os astrônomos na busca por planetas semelhantes.

O mundo vulcânico do Sistema Solar

Um astro de grande interesse astronômico é a lua de Júpiter chamada Io. O interesse nela é justamente por ser o maior mundo vulcânico no Sistema Solar, superando até mesmo o planeta vizinho da Terra, Vênus.

Esse mês, a NASA divulgou fotos da lua Io tiradas pela sonda Juno. Observar como é a dinâmica do planeta pode nos ajudar a entender sobre como a atividade vulcânica funciona e como o calor é liberado para a superfície do planeta.

Io é o objeto com maior atividade vulcânica no Sistema Solar e pode nos indicar como a atividade vulcânica da própria Terra foi gerada desde a formação da Terra. Algo semelhante acontece com o planeta descoberto LP 791-18 d.

A descoberta do LP 791-18 d

LP 791-18 d está a cerca de 86 anos-luz de distância de nós. Ele possui um tamanho parecido com o da Terra e está na zona habitável em torno de uma estrela anã vermelha.

O planeta está preso pelas forças de maré fazendo que uma face seja sempre dia enquanto a outra face seja sempre noite. Ele dá 1 volta em torno de sua estrela em apenas 2.8 dias terrestres.

Pela interação gravitacional do planeta com sua estrela e um planeta do tamanho de Netuno, é esperado que a interação esquente o interior do planeta dando origem a atividade vulcânica quando o calor escapa.

youtube video id=x5Z88XDD4EY

É necessário mais observações para confirmar que o planeta tenha atividade vulcânica e que possa ter uma atmosfera. Se confirmados, o planeta pode nos ajudar a responder algumas perguntas sobre a interação de atividade vulcânica com a atmosfera.