Planeta vulcânico semelhante à Terra foi encontrado próximo de nós!
Utilizando dados de dois telescópios espaciais, astrônomos encontraram um planeta semelhante à Terra em um sistema planetário próximo a nós. A surpresa foi que o planeta parece ser um mundo vulcânico e pode nos ajudar a entender como a Terra se formou.
A busca por planetas semelhantes à Terra é uma das prioridades de missões espaciais. Esses planetas semelhantes podem nos oferecer uma dica de como a Terra foi formada e entender como a vida se originou aqui.
Esses planetas podem também nos indicar uma direção para onde devemos focar as buscas pela vida fora da Terra. A Terra é uma exceção no surgimento da vida? O que teve de especial na formação da Terra? Essas são perguntas que planetas semelhantes podem nos ajudar a responder.
Recentemente, astrônomos encontraram evidências de um planeta semelhante à Terra. O planeta, chamado de LP 791-18 d, é um mundo vulcânico que pode nos ajudar a entender como o interior da Terra foi formado. O trabalho foi publicado na revista Nature.
A busca por planetas gêmeos da Terra
Para buscar vida fora da Terra, uma das dicas é buscar planetas semelhantes ao nosso. Afinal, se a vida surgiu no nosso planeta, é possível que ela possa ter surgido em planetas com condições semelhantes ao nosso.
Utilizando telescópios em diversos comprimentos de ondas, principalmente o infravermelho, é possível escanear o céu em busca de exoplanetas que sejam semelhantes em tamanho, posição no sistema planetário e composição atmosférica. Além da presença de água e carbono.
Interior do globo terrestre
Uma das características importantes é a composição do interior do planeta. O interior da Terra tem um papel importante na proteção do planeta. Ele é responsável pelo campo magnético terrestre que nos protege de ventos solares e outros fenômenos cósmicos.
Além disso, a presença de vulcões é uma característica importante sobre como o interior do nosso planeta funciona. Em suas erupções, os vulcões liberam parte do calor e pressão que se encontra dentro do planeta.
Alguns pesquisadores inclusive concluem que os vulcões tiveram um papel importante para deixar o clima da Terra ideal para o surgimento da vida. Por isso, a presença de vulcões acaba sendo de grande interesse para os astrônomos na busca por planetas semelhantes.
O mundo vulcânico do Sistema Solar
Um astro de grande interesse astronômico é a lua de Júpiter chamada Io. O interesse nela é justamente por ser o maior mundo vulcânico no Sistema Solar, superando até mesmo o planeta vizinho da Terra, Vênus.
Esse mês, a NASA divulgou fotos da lua Io tiradas pela sonda Juno. Observar como é a dinâmica do planeta pode nos ajudar a entender sobre como a atividade vulcânica funciona e como o calor é liberado para a superfície do planeta.
Io é o objeto com maior atividade vulcânica no Sistema Solar e pode nos indicar como a atividade vulcânica da própria Terra foi gerada desde a formação da Terra. Algo semelhante acontece com o planeta descoberto LP 791-18 d.
A descoberta do LP 791-18 d
LP 791-18 d está a cerca de 86 anos-luz de distância de nós. Ele possui um tamanho parecido com o da Terra e está na zona habitável em torno de uma estrela anã vermelha.
O planeta está preso pelas forças de maré fazendo que uma face seja sempre dia enquanto a outra face seja sempre noite. Ele dá 1 volta em torno de sua estrela em apenas 2.8 dias terrestres.
Pela interação gravitacional do planeta com sua estrela e um planeta do tamanho de Netuno, é esperado que a interação esquente o interior do planeta dando origem a atividade vulcânica quando o calor escapa.
É necessário mais observações para confirmar que o planeta tenha atividade vulcânica e que possa ter uma atmosfera. Se confirmados, o planeta pode nos ajudar a responder algumas perguntas sobre a interação de atividade vulcânica com a atmosfera.