Mês do solstício chegou! O que observar no céu em junho?

Junho é o mês do solstício de inverno no hemisfério Sul. Além disso, alguns encontros astronômicos acontecerão no céu de junho. Teremos conjunções e poderemos ver Marte passando em frente a um aglomerado de estrelas.

O mês de junho será marcado por conjunções de planetas com a Lua.
O mês de junho será marcado por conjunções de planetas e algumas envolvendo a Lua.

O mês de junho é um marco importante na Astronomia. Nesse mês acontece o solstício de inverno no hemisfério Sul e a maior noite do ano. Esse é um dos quatro dias do ano que é um marco do calendário solar.

Junho não tem muitos eventos acontecendo, é visível pela falta de cometas e chuvas de meteoros, dois eventos que foram comuns no primeiro semestre do ano. Porém, junho será marcado por conjunções planetárias e conjunções com a Lua, além de ter Marte passando em frente de um aglomerado de estrelas.

Vamos resumir aqui todos os eventos que poderão ser vistos no céu de junho e também a importância do mês dentro da Astronomia já que é um dos marcos na Astronomia.

Solstício de inverno

O solstício de inverno acontecerá no dia 21 de junho ás 11h58 no horário de Brasília. Nesse momento, a posição do Sol atinge o ângulo que causa a menor incidência de raios solares no hemisfério Sul. O oposto acontece no hemisfério Norte, onde lá acontece o momento com maior incidência de raios solares.

Nesse dia, acontece a noite mais longa no hemisfério Sul que pode chegar a uma duração de 14 horas. É por isso que em junho vemos o dia anoitecendo mais cedo e amanhecendo mais tarde.

Esquema de como acontece os pontos do calendário solar.
Esquema da posição da Terra nos 4 pontos que definem marcos no calendário solar. Cada ponto indica o início de uma estação do ano.

O solstício acontece duas vezes ao ano: um em junho e o outro em dezembro. O solstício de dezembro marca o início do verão e possui o dia mais longo do ano, oposto do do solstício de inverno.

Conjunções de planetas

As conjunções de planetas acontecerão no mês de junho. Uma conjunção acontece quando dois astros dão a impressão de estarem próximos um do lado do outro no céu. A posição de dois ou mais astros ficam bem próximas.

Conjunções da Lua

Em junho, teremos a Lua participando de duas diferentes conjunções. A primeira será com o planeta Júpiter no dia 14 de junho de madrugada e a segunda acontecerá dois dias depois com o planeta Mercúrio.

Se quiser observar esses planetas, basta procurar a Lua no céu e eles estarão próximos a ela.

Será alguns dias antes da Lua entrar na sua fase Nova então será possível observar os planetas sem o brilho da Lua atrapalhando.

No final de junho, será possível observar também uma conjunção da Lua com os planetas Marte e Vênus. Os dois planetas poderão ser vistos no céu de junho por todo final do mês. É uma conjunção que poderá ser vista a olho nu em um céu limpo.

Marte e o aglomerado da Colmeia

Nesse mês, o planeta Marte irá passar na frente do aglomerado da Colmeia. Isso acontecerá provavelmente nos primeiros dias de junho, mais especificamente no dia 2 de junho. Caso tenha oportunidade de observar através de um telescópio, é um evento único.

O aglomerado da Colmeia é um aglomerado de estrelas. Ele esta a cerca de 610 anos-luz de distância da Terra e possui por volta de 1000 estrelas. O aglomerado é estimado ter um pouco mais de 500 milhões de anos.

Aglomerado de estrelas da Colmeia.
O aglomerado da Colmeia é um aglomerado aberto de estrelas que estão na sequência principal e algumas que estão no final de sua vida. É o aglomerado de estrelas mais próximo da Terra. Crédito: Drew Evans Astrophotography

No aglomerado da Colmeia é possível encontrar estrelas que estão na fase final de sua vida, assim como estrelas na sequência principal como o Sol. É uma oportunidade única de observar um dos aglomerados mais próximos da Terra juntamente com o planeta Marte que estará indicando a direção a se observar.

Lua dos Morangos

Assim como todo mês, junho dá um nome específico para a Lua Cheia que acontece nesse mês, ela é conhecida como Lua dos Morangos. O nome tem origem no hemisfério Norte que o mês de junho indicava o início da colheita de morangos.

A Lua Cheia de junho é conhecida como Lua dos Morangos.
Cada mês, a Lua Cheia recebe um nome específico, em junho ela é conhecida como Lua dos Morangos.

A Lua Cheia era um indicativo de que a colheita de morangos estava próxima e por causa disso a Lua Cheia desse mês é conhecida como Lua dos Morangos.

Exploração espacial em junho

No mês de junho, é esperado que aconteça o terceiro ponto próximo da sonda BepiColombo com o planeta Mercúrio. A sonda já teve duas aproximações no passado e foi lançada em 2018 pela ESA.

A missão BepiColombo tem como objetivo estudar mais a fundo o planeta mais próximo do Sol. Em especial, entender a estrutura, composição e estrutura do planeta. A missão também tem como objetivo entender como o planeta se formou tão próximo do Sol.

Curiosamente, o planeta Mercúrio é um ótimo laboratório para testar a relatividade geral de Einstein por estar tão próximo do centro gravitacional do Sistema Solar.

Outro ponto interessante da missão é compreender o campo magnético do planeta e o vestígio de uma atmosfera.