Incrível! Astrônomos descobrem a possível origem da água no Sistema Solar

Em um estudo realizado utilizando o telescópio ALMA, um grupo de astrônomos encontraram evidências da origem da água ao observar uma estrela recém-formada a alguns anos-luz da Terra.

origem da água
Com dados do telescópio ALMA, um grupo de astrônomos encontraram evidências da origem da água no nosso Sistema Solar.

A água é uma componente fundamental para a existência de vida na Terra. Procurar a existência de água em outros planetas é uma das assinaturas essenciais para a busca de vida fora daqui. Mas a origem da água no Sistema Solar permanecia uma incógnita.

Nós sabíamos que a água na Terra veio através de cometas que possuíam gelo na sua composição. Água também já havia sido observada no Universo, tanto no meio interestelar quanto em regiões próximas a de buracos negros supermassivos.

Mas como a água que existe no meio interestelar veio parar no Sistema Solar e, consequentemente, veio parar na Terra? Essa era uma questão em aberto dentro da Astronomia mas estudo publicado na revista Nature mostrou que talvez tenhamos encontrado a resposta para esse mistério.

Água como componente essencial para a vida

Já é óbvio que a água é um fator essencial para a manutenção de vida aqui na Terra. Ela serve como nosso meio de hidratar o corpo e está presente em quase todas as tarefas do nosso cotidiano, desde tomar um banho até preparação de alimentos.

O nosso corpo é quase 60% composto por água, segundo o Levantamento Geológico dos Estados Unidos.

Segundo o mesmo levantamento, coração e o cérebro são cerca de 73% compostos de água e o pulmão chega até 83%.

A nossa própria evolução está diretamente relacionada com a água.

Entender de onde essa água veio é importante para entendermos como chegamos aqui e até mesmo para buscar sinais de vida ou exoplanetas habitáveis.

Por que a água é uma bioassinatura?

A água está em presente nos seres vivos aqui na Terra mas além disso ela é um possível indicativo de vida em outros lugares do Universo. Isso porque a indicação de água líquida pode estar associada a uma biosfera que tem interação com a atmosfera daquele exoplaneta.

Em outras palavras, o ciclo de água presente em um exoplaneta pode nos indicar se há vida em um lugar ou não.

Além disso, a presença de água líquida está associada com processos geológicos e atmosféricos, como o efeito estufa. O efeito estufa é importante para manutenção da temperatura de um planeta.

A estrela jovem que nos ajudou na busca pela água

A estrela V883 Orionis é uma estrela que está se formando a cerca de 1305 anos-luz de nós. Essa estrela possui um disco circunstelar - disco de matéria que pode se formar em torno de estrelas - massivo e quente o suficiente para possuir a presença de água em estado gasoso.

Imagem da estrela V883 Orionis obtida pelo telescópio ALMA.
A estrela em formação V883 Orionis com seu disco circunstelar. A imagem foi obtida pelo observatório ALMA. Crédito: ALMA, J. Tobin, B. Saxton

Ao analisar o disco dessa estrela, astrônomos encontraram evidências de água e água pesada. Calculando a razão de uma pela outra, eles encontraram o mesmo valor que encontramos quando calculamos a razão na Terra.

Isso indicaria que a água presente no disco de V883 Orionis veio do mesmo lugar que a água que bebemos diariamente.

Além disso, isso mostra que outros sistemas de estrelas também podem ter recebido água do mesmo lugar.

Qual é a origem da água?

Água é formada no espaço interestelar quando hidrogênio - elemento formado no momento do Big Bang - se encontra com oxigênio formado por estrelas. Essas moléculas de água podem acabar em nuvens moleculares gigantes.

Essas nuvens quando esfriam e são perturbadas podem colapsar sobre a própria gravidade formando estrelas. A água presente nas nuvens é jogada para a parte exterior, no disco circunstelar. Esse disco será importante para composição do sistema que se formará ao redor: planetas e cometas.

Ao observar V883 Orionis, nós estamos observando o momento que o próprio Sistema Solar foi formado e como a origem do Sol está relacionada com a presença de água aqui.