A incrível história do vulcão que surgiu de repente em alguns campos de milho

No México existe um vulcão com uma história incrível. Surgiu subitamente há quase um século no campo de um agricultor, antes de se transformar em um cone com mais de 400 metros de altura, capaz de soterrar duas aldeias inteiras.

vulcão Paricutin no México
Uma vista excepcional do vulcão Paricutin, no México.

No final de janeiro de 1943, em uma área montanhosa do estado de Michoacán, no México, a mais de 2.200 metros acima do nível do mar, uma série de fortes tremores sísmicos começou a ocorrer, gerando medo na população local.

Os habitantes das aldeias de Parícutin e San Juan Parangaricutiro, dois assentamentos que hoje não existem porque foram soterrados pela lava, viveram durante semanas em um estado de preocupação crescente, experimentando movimentos sísmicos cada vez mais intensos, enquanto algumas casas também começaram a sofrer danos significativos.

Então, em 20 de fevereiro de 1943, teve início um dos eventos geológicos mais significativos do século 20, com uma surpreendente e repentina erupção vulcânica.

20 de fevereiro de 1943, quando um milharal foi transformado em vulcão

No dia 20 de fevereiro de 1943, o agricultor Dionísio Pulido trabalhava em seu campo no povoado de San Juan Parangaricutiro, preparando-se para plantar milho, quando de repente, para surpresa de todos, a terra se abriu em fumaça e fontes de lava. Começava uma erupção que duraria anos, até 4 de março de 1952, e que daria origem a um dos vulcões mais jovens do mundo: o Paricutin.

No primeiro dia da erupção, o novo cone vulcânico atingiu a altura de 30 metros desde a base, e poucos dias depois já ultrapassava os 60 metros. Nos anos seguintes, as erupções criaram um cone de 424 metros de altura.

O Paricutin, que se originou em uma plantação de milho, ainda é considerado um dos vulcões mais jovens do mundo. Completou recentemente 81 anos, o que em termos geológicos é uma idade muito jovem, e é um vulcão muito estudado. Na verdade, a sua jovem idade geológica permitiu que a sua evolução fosse acompanhada por inúmeros estudos científicos.

Tem sido objeto de inúmeros estudos, trabalhos científicos, reportagens de livros e relatórios, e tem permitido estudar de perto este tipo de atividade vulcânica, dando um salto em frente na vulcanologia.

San Juan Parangaricutiro, uma Pompéia moderna no México

A erupção do Paricutin (Parhíkutini na língua P'urhépecha dos nativos americanos desta região) não causou vítimas, mas fez desaparecer para sempre as cidades de Paricutín e San Juan Parangaricutiro. Ainda existem vestígios desta última cidade, como a antiga igreja que emerge dos fluxos de lava secos. É o único vestígio remanescente da antiga vila, dando a impressão de uma moderna Pompéia mexicana.

San Juan Parangaricutiro, México
A antiga igreja de San Juan Parangaricutiro é o único edifício que ficou em pé após a erupção do vulcão Paricutin, no México.

A outra cidade, mais próxima da cratera, desapareceu para sempre. A única coisa que resta desta cidade é o nome que foi dado ao novo vulcão.

Novos cones vulcânicos, mais exemplos de Espanha e Itália

O aparecimento de novos cones vulcânicos também foi observado em épocas históricas na Itália e na Espanha. No outono de 2021, uma erupção no complexo vulcânico Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma (Ilhas Canárias), deu origem a um novo vulcão denominado Tajogaite.

Na Itália, por sua vez, destaca-se o nascimento do Monte Nuovo na zona dos Campos Flegrei, em Nápoles, após uma série de erupções no outono de 1538.

O vulcão Paricutin na atualidade

A erupção do vulcão no campo de milho durou nove anos, com períodos intermitentes de atividade explosiva. Os fluxos de lava alteraram profundamente a paisagem circundante. Nenhuma atividade foi registrada na área desde março de 1952, e o vulcão está adormecido desde então.

Lucero Morelos Rodríguez. "El Paricutin en 100 imágenes" - México, 2022.