Cientistas descobriram círculos estranhos no fundo do Mediterrâneo, formados há mais de 20.000 anos. Entre várias hipóteses, a pesquisa busca desvendar suas origens e proteger um ecossistema único em perigo.
Cientistas descobriram círculos estranhos no fundo do Mediterrâneo, formados há mais de 20.000 anos. Entre várias hipóteses, a pesquisa busca desvendar suas origens e proteger um ecossistema único em perigo.
Embora chame a atenção pela sua cor marcante, esse fenômeno peculiar acelera o derretimento da neve e das geleiras, e pode se intensificar com as mudanças climáticas.
Um novo mapa revela como seria a Antártica se não tivesse gelo, mostrando sua superfície real. Um dado que mostra é que a espessura média do gelo da Antártica é de quase 2 quilômetros.
Rios atmosféricos intensos podem gerar episódios de neve intensa que compensa até 8% da perda anual de gelo da Gronelândia, atrasando o degelo estival. Tal pode não servir, ainda assim, para reverter a tendência geral de perda de gelo.
Pesquisadores brasileiros estão transformando resíduos do coco verde em biocombustível, oferecendo uma solução sustentável para o lixo produzido em Aracaju e fortalecendo a matriz energética do país.
O desmatamento na Amazônia em janeiro de 2025 aumentou 68%, com Mato Grosso, Roraima e Pará liderando a destruição. Especialistas alertam para a necessidade urgente de ações de fiscalização e proteção.
Novo relatório revela como as 100 cidades mais populosas do mundo estão cada vez mais expostas a cheias e secas, que representam a larga maioria dos desastres climáticos atuais.
Uma descoberta casual nas entranhas da Terra revela que a exuberante vida tropical da Ásia surgiu muito antes do que se pensava.
Um estudo recente identificou que as mega secas aumentaram de frequência nas últimas décadas, e o Brasil teve dois eventos deste no ‘Top 10’ das mais severas. Entenda melhor aqui.
Segundo um novo estudo da Unifesp, até áreas marinhas protegidas no Brasil estão sendo contaminadas por partículas de microplásticos devido à ação humana
Esta leguminosa antiga, essencial em receitas do Oriente Médio, Ásia e Mediterrâneo, também conquistou nutricionistas do mundo todo graças ao seu impressionante perfil nutricional.
Tempestades de poeira, incêndios florestais e outros fatores da mudança climática aumentam as alergias direta e indiretamente por meio do aumento de partículas e pólen e da migração de vetores de doenças.