Ciência

Diferenças entre Icebergs e Geleira

As regiões polares cobrem a parte superior e inferior da Terra. O Pólo Norte é cercado pelo oceano Ártico e possui camadas de gelo. Já o Pólo Sul, na Antártica, trata-se de uma porção de terra coberta por uma camada de até 4 km de espessura de gelo.

Novas descobertas sobre os meteotsunamis

Apesar de os meteotsunamis, ou tsunamis meteorológicos, serem extremamente perigosos para as regiões costeiras, sua formação e propagação continuam sendo pouco entendidas. Um estudo recente trouxe novas descobertas sobre o papel dos ciclones tropicais na geração dessa onda extrema.

As cidades com mais “noites polares” do mundo

Nos meses de inverno, as zonas localizadas em latitudes maiores aos círculos polares passam por períodos em que o Sol não surge acima do horizonte, fenômeno conhecido como “noite polar”.

África: tempestades mais fortes e frequentes no clima futuro?

Um estudo recente em uma Universidade de Israel, apontou relações entre o aumento da temperatura na África e a formação de tempestades mais fortes e frequentes. Veja quais seriam os impactos deste possível cenário no continente africano.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul

A atividade convectiva nos trópicos e subtrópicos na América do Sul tem um ciclo anual regular. A convecção se inicia sobre a bacia amazônica em meados de agosto e se estende nos meses seguintes em direção ao sudeste do Brasil quando uma banda nebulosidade frequentemente se forma.

A melhor fotografia do Sol revela novos segredos

O maior telescópio solar do mundo capturou a melhor imagem do Sol. A humanidade inicia uma nova era da ciência solar e “dá um salto” em direção à compreensão de nossa estrela e seus impactos na Terra.

O que é o efeito Foehn?

Já ouviu falar sobre vento Foehn, Zonda ou Chinhook? Aprenda mais sobre o efeito Foehn, e como o relevo pode influenciar o tempo e clima de regiões montanhosas.

Desmatamento e aumento de temperatura na Mata Atlântica

Uma pesquisa conduzida na USP mostrou a relação direta entre o desmatamento e o aumento da temperatura local em fragmentos de Mata Atlântica. As estimativas via satélite em amostras de 1 hectare mostram que a cada 25% de retirada de vegetação nativa há o acréscimo de 1°C na temperatura.

A poluição do ar e as falhas evolutivas do DNA humano

Quando saímos de casa, respiramos toxinas fornecidas pelo tráfego de carros, usinas de carvão, refinarias de petróleo e queimadas a milhares de quilômetros de distância. Mais de um bilhão de pessoas adicionam toxinas aos pulmões ao fumar cigarros. O que torna essas toxinas tão prejudiciais?

225 226 227 228 229