As regiões polares cobrem a parte superior e inferior da Terra. O Pólo Norte é cercado pelo oceano Ártico e possui camadas de gelo. Já o Pólo Sul, na Antártica, trata-se de uma porção de terra coberta por uma camada de até 4 km de espessura de gelo.
As regiões polares cobrem a parte superior e inferior da Terra. O Pólo Norte é cercado pelo oceano Ártico e possui camadas de gelo. Já o Pólo Sul, na Antártica, trata-se de uma porção de terra coberta por uma camada de até 4 km de espessura de gelo.
Apesar de os meteotsunamis, ou tsunamis meteorológicos, serem extremamente perigosos para as regiões costeiras, sua formação e propagação continuam sendo pouco entendidas. Um estudo recente trouxe novas descobertas sobre o papel dos ciclones tropicais na geração dessa onda extrema.
Nos meses de inverno, as zonas localizadas em latitudes maiores aos círculos polares passam por períodos em que o Sol não surge acima do horizonte, fenômeno conhecido como “noite polar”.
Um estudo recente em uma Universidade de Israel, apontou relações entre o aumento da temperatura na África e a formação de tempestades mais fortes e frequentes. Veja quais seriam os impactos deste possível cenário no continente africano.
A atividade convectiva nos trópicos e subtrópicos na América do Sul tem um ciclo anual regular. A convecção se inicia sobre a bacia amazônica em meados de agosto e se estende nos meses seguintes em direção ao sudeste do Brasil quando uma banda nebulosidade frequentemente se forma.
O maior telescópio solar do mundo capturou a melhor imagem do Sol. A humanidade inicia uma nova era da ciência solar e “dá um salto” em direção à compreensão de nossa estrela e seus impactos na Terra.
Já ouviu falar sobre vento Foehn, Zonda ou Chinhook? Aprenda mais sobre o efeito Foehn, e como o relevo pode influenciar o tempo e clima de regiões montanhosas.
Uma pesquisa conduzida na USP mostrou a relação direta entre o desmatamento e o aumento da temperatura local em fragmentos de Mata Atlântica. As estimativas via satélite em amostras de 1 hectare mostram que a cada 25% de retirada de vegetação nativa há o acréscimo de 1°C na temperatura.
Cientistas dizem que encontraram novos vírus no platô tibetano, alojados em calotas polares de 15 mil anos. A mudança climática poderia descongelá-los?
Motivada pela ideia de estabelecer colônias humanas na Lua, a Agência Espacial Europeia descobriu como transformar poeira lunar em oxigênio. Descubra como foi feito isso, enquanto você imagina suas futuras férias lunares.
Cientistas suspeitam que o degelo da Gronelândia e as chuvas excessivas possam interferir na corrente oceânica do Atlântico Norte. Este fenómeno pode trazer mais alterações a nível climático e afetar a Europa. Saiba mais aqui.
Quando saímos de casa, respiramos toxinas fornecidas pelo tráfego de carros, usinas de carvão, refinarias de petróleo e queimadas a milhares de quilômetros de distância. Mais de um bilhão de pessoas adicionam toxinas aos pulmões ao fumar cigarros. O que torna essas toxinas tão prejudiciais?