O que acontece no interior dos furacões quando eles atingem a terra?

Uma nova descoberta revela os detalhes que ocorrem dentro de um furacão quando eles "tocam a terra". A chave está na mudança de ar que é gerada em seu centro. Saiba mais neste artigo!

Ojo de un intenso huracán
Em certas ocasiões, os furacões que tocam a terra podem se transformar em ciclones extratropicais, gerando inundações em áreas no interior dos continentes.

Furacões são os eventos meteorológicos mais poderosos que ocorrem em nossos oceanos. Eles "alimentam-se" da umidade e calor gerados pelas águas quentes, conseguindo assim se intensificar para percorrer longas distâncias. Mas, você sabe o que acontece no "coração" do furacão quando ele atinge a superfície terrestre?

Para responder a esta pergunta, uma equipe de cientistas realizou uma pesquisa, que foi publicada na Revista Physical Review Fluids (PRF). Os resultados encontrados indicam que, depois que o furacão toca a terra, todo o ar quente de seu centro é substituído por um núcleo de ar frio.

Esta descoberta inesperada pode ser um suporte valioso para as previsões meteorológicas associadas a estes fenômenos. Além disso, apoia a gestão eficiente de recursos em localidades afetadas.

De furacão para ciclone extratropical

Geralmente, se um furacão atinge a costa, ele tende a enfraquecer ou "morrer". Mas, às vezes, ele pode se intensificar em áreas do interior do continente, causando inundações desastrosas pelas fortes chuvas. A previsão relacionada à trajetória que um furacão pode traçar é uma informação fundamental, considerando os resultados desta pesquisa.

Eventos de reintensificação de furacões (ou ciclones tropicais ou tufões, dependendo da região do planeta onde se desenvolvem) ocorrem quando eles se transformam em ciclones extratropicais (sistemas de baixa pressão que se formam fora da área dos trópicos da Terra). Os ciclones tropicais aproveitam a umidade das águas quentes para se intensificar.

Por sua vez, os ciclones extratropicais obtêm sua energia devido às condições instáveis que se geram no ar ao seu redor. Essa instabilidade atmosférica transforma os furacões que tocam a terra em sistemas frontais.

Esclarecendo melhor!

Depois que o furacão atinge a terra, o ar que entra nele contém menos umidade. À medida que as parcelas de ar sobem, elas devem viajar mais alto para atingir uma temperatura fria o suficiente para que o vapor d'água se condense. Esta condição retarda a liberação de calor.

O que significa isto? Que a área inferior do furacão, onde as parcelas de ar começam a subir, é um pouco mais fria do que o ar circundante. Portanto, o ar quente que estava no centro do furacão antes dele atingir o continente é substituído pelo ar frio. É como imaginar o "coração" do furacão passando de quente para frio.