14 de março, o dia do PI: confira os 15 fatos mais curiosos e interessantes sobre esse número!

Todo o dia 14 de março, é comemorado o 'Dia do Pi' mundialmente. Veja aqui quinze fatos interessantes sobre esse número que é o mais conhecido do planeta.

Dia do Pi
Todo o dia 14 de março, comemora-se o 'Dia do PI' mundialmente, para destacar a importância dessa constante no dia a dia.

O Pi é o número mais conhecido e estudado em matemática, e por boas razões. Ele é essencial para nossa compreensão da geometria, tendo usos na física, astronomia, matemática, arquitetura e construção... E já foi usado até na justiça!

O Pi, como aprendemos na escola, é definido como a razão entre o comprimento de um círculo e seu diâmetro. Ou seja, se dividirmos a circunferência de qualquer círculo pelo seu diâmetro, o resultado é o famoso “3,14”, conhecido como ‘π’ em sua notação científica.

Como disse Isaac Newton uma vez: “Quem descobrir o mistério de Pi compreenderá o pensamento de Deus”.

Sobre as origens do Pi

1) O nome do número pi corresponde à letra grega π, que no alfabeto latino é identificada com o P. Esta letra é usada porque é a primeira da palavra grega περιφέρεια, que significa periferia. E como todos sabemos, pi é a razão entre a periferia “de um círculo” e o seu diâmetro.

2) Os chineses estavam muito à frente do Ocidente na descoberta dos dígitos do pi por dois motivos: tinham notações decimais e consideravam o número zero como símbolo. Somente no final da Idade Média é que os matemáticos europeus uniram forças com mentes árabes e indianas para incorporar o símbolo zero no seu sistema.

número Pi, matemática
Pi é o número mais conhecido por toda a humanidade.

3) O símbolo Pi está em uso há mais de 250 anos, tendo sido introduzido em 1706 por William Jones, um matemático galês e amigo de Isaac Newton. O símbolo foi popularizado pelo físico e matemático suíço Leonhard Paul Euler, quando o utilizou em sua obra 'Introdução ao Cálculo Infinitesimal' de 1748.

    4) Pi faz parte da mitologia egípcia. Os egípcios estavam convencidos de que as pirâmides de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo, foram construídas com base no pi. A altura vertical das pirâmides tem a mesma relação com o perímetro de sua base que a relação existente entre o raio de um círculo e sua circunferência.

    5) William Shanks, um matemático britânico, trabalhou manualmente para encontrar os dígitos de pi em 1873. Ele passou vários anos tentando calcular os dígitos pi manualmente e encontrou os primeiros 707 dígitos. Infelizmente ele cometeu um erro ao calcular o dígito 527, o que tornou todos os dígitos seguintes incorretos.

    Sobre o valor de pi

    6) O valor exato de pi nunca pode ser calculado devido à sua própria definição como um número irracional. Consequentemente, nunca poderemos encontrar a área precisa ou a circunferência correta de um círculo.

    7) A civilização babilônica usou a fração 3 ⅛, os chineses usaram o número inteiro 3. Em 1665, Isaac Newton calculou pi com 16 casas decimais. No início de 1700, Thomas Lagney calculou 127 casas decimais de pi, alcançando um recorde. Na segunda metade do século 20, o número de dígitos do pi aumentou de aproximadamente 2.000 para 500.000 com um dos primeiros computadores já fabricados.

    8) Em 2010, um engenheiro japonês e um cientista da computação americano quebraram o recorde de maior número de dígitos de pi ao calcular até 5 bilhões de dígitos do número. A parte surpreendente é que eles não usaram nenhum supercomputador... apenas notebooks, 20 discos rígidos externos e suas mentes brilhantes.

    9) O recorde atual de maior número de dígitos de pi calculado pertence a Emma Haruka Iwao, engenheira de software do Google. Em 2022 e usando várias tecnologias de computação em nuvem do Google durante 157 dias, ela obteve um total impressionante de 100 bilhões de dígitos de pi.

    10) O recorde mundial de recitação de cor dos dígitos do número Pi (sim, existe um recorde do Guinness) é do indiano Suresh Kumar Sharma: ele conseguiu recitar 70.030 dígitos do Pi em 17 horas e 14 minutos sem cometer um único erro, em 21 de outubro de 2015.

    A precisão de pi

    11) O número pi é muito eficaz quando usado em cálculos. Por exemplo, arredondar o número pi para apenas 9 dígitos após o decimal e usá-lo para calcular a circunferência da Terra produz resultados incrivelmente precisos. A cada 50 mil quilômetros, o número pi apresentará um erro de apenas 6 mm.

    NASA, número pi
    O desafio “Pi in the Sky” da NASA oferece aos alunos a oportunidade de resolver alguns dos mesmos problemas que os cientistas e engenheiros da agência resolvem usando o Pi.

    12) Os engenheiros da NASA arredondaram π para apenas 15 casas decimais para calcular trajetórias interplanetárias. Além disso, calcular o tamanho do universo observável com apenas 39 dígitos de π produziria uma resposta que não passa de uma discrepância entre átomos de hidrogênio.

    Pi na tela

    13) O astrônomo americano e renomado divulgador científico Carl Sagan escreveu Contact, romance transformado em filme. Nele, os cientistas resolveram com sucesso valores de π suficientes para descobrir mensagens ocultas dos criadores da raça humana, o que lhes permitiu acessar níveis mais profundos de consciência universal.

    youtube video id=q-HKZ7aL-j8

    14) "The Wolf in the Fold" é o 14º episódio da segunda temporada de Star Trek: The Original Series. Nele, Spock parou um computador que havia se revelado e queria causar estragos. Spock a desafiou a calcular o último dígito do PI. A máquina ficou saturada de cálculos e a ameaça foi anulada.

    Os haters de pi

    15) Como qualquer celebridade que se preze, pi também tem quem o odeia. Alguns acreditam que tau (que equivale a 2π) é mais adequado para cálculos circulares e merece um lugar de maior destaque que pi. Para calcular uma circunferência de forma mais intuitiva, você pode multiplicar tau pelo raio. Tau/4 também representa o ângulo de um quarto de círculo.

    Devemos lembrar que, em sentido estrito, Pi não é um número, mas uma constante que representa a relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro. E é uma constante que podemos encontrar todos os dias.