Vulcão Merapi entra em erupção na Indonésia

Nessa quarta-feira (27) o vulcão do Monte Merapi, um dos mais ativos da Indonésia e do mundo, entrou em erupção lançando grandes nuvens de cinzas e fumaça, além de expelir rios de lava.

Vulcão Merapi
O vulcão Merapi entrou em erupção nessa quarta-feira (27) na ilha de Java, na Indonésia. Foto: Agung Supriyanto/AFP.

O vulcão do Monte Merapi entrou em erupção nessa quarta-feira (27) na ilha de Java, na Indonésia, expelindo nuvens de cinzas e rios de lava! A erupção ocorreu menos de duas semanas após um forte terremoto deixar dezenas de mortos e feridos no país.

Desde o ano passado o vulcão Merapi tem mostrado sinais de atividade, expelindo nuvens de cinzas e fumaça periodicamente. Em novembro as autoridades locais chegaram a evacuar quase 2 mil pessoas que vivem na montanha nos distritos de Magelang e Sleman, devido a iminência de uma possível erupção, mas a maioria já retornou para suas casas.

A atividade vulcânica de Merapi foi dada como “muito alta” pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da cidade de Yogyakarta nessa terça e quarta-feira. Sua erupção inicial ocorreu as 10h13 de ontem, hora local, expelindo uma grande nuvem de cinzas e vapor d' água.

A erupção foi ouvida a quilômetros de distâncias, as cinzas chegaram a cobrir vilarejos, forçando a evacuação da população mais vulnerável

Desde a primeira erupção o vulcão expeliu nuvens quentes mais 58 vezes, que avançaram mais de 2 mil metros para sudoeste, além de expelir avalanches de materiais 4 vezes, com um alcance máximo de 800 metros a sudoeste.

As cinzas do vulcão cobriram várias aldeias no subdistrito de Tamansari, distrito de Boyolali e cidade de Boyolali. Os barulhos emitidos pela erupção foram ouvidos a 30 km de distância. Até o momento não foram relatados danos e vítimas, mais de 150 pessoas que vivem perto do vulcão foram evacuadas.

O vulcão chegou a expelir um rio de lava, sendo o maior fluxo de lava registrado em Merapi desde que as autoridades aumentaram seu nível de perigo em novembro do ano passado. O alerta está sendo mantido no segundo nível mais alto do país, autoridades pediram a população para ficarem fora da zona de perigo de 5 km ao redor do vulcão.

Merapi tem uma altura de 2 968 metros e é o vulcão mais ativo da Indonésia, e um dos mais ativos do mundo! Sua última grande erupção ocorreu em 2010, matando mais de 350 pessoas.

A Indonésia é um arquipélago compostos de 17.000 ilhas, que abriga 270 milhões de habitantes e 130 vulcões ativos! Por estar situado no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico” o país sofre frequentemente atividades sísmicas e vulcânicas.