Você pode matar o coronavírus com luz solar?

O vírus Covid-19 tem feito o mundo parar e as pessoas buscam maneiras de dedetizar ambientes em larga escala. A radiação ultravioleta natural ou artificial pode ser uma solução? Como isto impactaria no material genético do vírus e dos seres humanos?

A radiação ultravioleta do tipo c pode ser eficaz contra o coronavírus Covid-19.
Um paciente de 87 anos com COVID-19 e seu médico, Liu Kai, assistem o pôr do sol / Torre de emissão artificial de radiação UVC para dedetização em um hospital. Fonte: China Daily.

Enquanto cientistas buscam uma vacina para o Covid-19, as pessoas tentam se manter fora da rota do vírus. Os produtos de limpeza são uma ótima solução para manter a dedetização das casas, apartamentos, hospitais, dentre outros ambientes fechados. Mas o que fazer com áreas muito grandes como ruas e praças ou objetos que não podem ser dedetizados com produtos químicos?

Uma solução que muitos países adotaram foi simplesmente deixar o Sol agir. Durante o pico de contágio na China era comum ver pessoas colocando tapetes, eletrodomésticos, dentre outros objetos, em varandas para tomar sol. Praças tiveram a copa das árvores cortadas para permitir mais luz na superfície. A administração de alguns aeroportos na Itália mandaram instalar torres que emitem radiação ultravioleta (UV) para desinfectar os passageiros. Na Tailândia, uma faculdade construiu um túnel UV pelo qual os alunos podem atravessar para se desinfetar.

Então essa é uma boa maneira de se proteger do Covid-19? É verdade que, uma vez que "o novo coronavírus odeia o sol", a luz solar o mata imediatamente, como alegam alguns relatos nas mídias sociais? A resposta é: não. É necessário entender exatamente o que a radiação UV pode causar.

Radiação Perigosa

A luz solar contém três tipos de UV. Primeiro, há o UVA, que compõe a grande maioria da radiação ultravioleta que atinge a superfície da Terra. É capaz de penetrar profundamente na pele e acredita-se ser responsável por até 80% do envelhecimento da pele, de rugas a manchas da idade. Em seguida, há o UVB, que pode danificar o DNA da nossa pele, causando queimaduras solares e, eventualmente, câncer de pele (recentemente os cientistas descobriram que o UVA também pode fazer isso).

Há também um terceiro tipo: UVC. Essa parte relativamente obscura do espectro consiste em um comprimento de onda mais curto e energético da luz. É particularmente bom em destruir material genético - seja em humanos ou em partículas virais. Felizmente, é improvável que a maioria de nós já tenha encontrado UVC por aí. Isso porque o UVC é filtrado pelo ozônio na estratosfera muito antes de atingir nossa pele frágil.

Era esse o caso, pelo menos, até os cientistas descobrirem que podiam usar o UVC para matar microorganismos. Desde a descoberta em 1878, o UVC produzido artificialmente se tornou um método básico de esterilização - usado em hospitais, aviões, escritórios e fábricas todos os dias. Também utilizado no processo de higienização da água potável (alguns parasitas são resistentes a desinfetantes químicos, como o cloro, por isso oferecem segurança).

E studos mostraram que o UVC pode ser usado contra outro coronavírus, o Sars. A radiação distorce a estrutura de seu material genético e impede que as partículas virais façam mais cópias de si mesmas. Recentemente, cientistas mostraram que a aplicação de UVC em Covid-19 também é eficaz. Em uma distância de um metro, a radiação demorou cerca de 30 min para causar danos a uma população do vírus. Mas este pode ser um perigoso tempo de exposição para os seres humanos.

A Luz Solar

Uma vez que o sol emite UVC, mas essas ondas são filtradas na atmosfera antes de atingir o solo, haveria alguma chance da radiação UVA e UVB funcionarem contra os vírus? Objetos expostos ao sol estão sendo realmente dedetizados?

Sim, a luz do sol ajuda a desinfetar as superfícies, porém pode levar mais tempo do que você imagina. Pesquisas sobre a Sars - um parente próximo do Covid-19 - descobriram que a exposição do vírus ao UVA por 15 a 30 minutos não teve impacto sobre a população do vírus. Porém, os estudos não apresentaram resultados com tempo de exposição mais longo. Estudos de longa exposição ao UVB estão em andamento e podem ser promissores.

Ninguém sabe quanto tempo leva para desativar o Covid-19 com a luz solar. E mesmo se o fizessem, a quantidade de UV na luz solar varia de acordo com a hora do dia, o clima, a estação e o local em que você vive - especialmente qual latitude e, portanto, essa não seria uma maneira confiável de matar a vírus.

Conclusão

Aparelhos de emissão de UVC são eficazes para danificar o DNA de vírus, mas também podem danificar o DNA humano (o que pode levar ao surgimento de câncer). Longas exposições ao sol podem ajudar na dedetização de ambientes grandes, mas não é algo completamente confiável. Por fim, se você está infectado,saiba que uma vez que o vírus esteja dentro do seu corpo, nenhuma quantidade de UV terá impacto.