Vulcão entra em erupção na Islândia perto da capital Reykjavík

Na Islândia, um vulcão entrou em erupção, próximo à capital Reykjavík, após alguns dias de terremotos que alertaram a população. Veja aqui o vídeo surpreendente deste fenômeno e como está a situação atual.

Após dias de alertas devido à intensa atividade sísmica, uma erupção na Islândia começou nesta manhã (3) na área do vulcão Fagradalsfjall, no sudoeste da ilha, não muito longe da capital Reykjavík. O anúncio foi feito à tarde pelo Escritório Meteorológico da Islândia (IMO). A atividade eruptiva do tipo fissural - ou seja, ao longo de uma fissura - começou por volta das 13h15, hora local (10:15h no Brasil), e está se manifestando na forma de espetaculares fontes de lava com algumas dezenas de metros de altura.

A lava que é expelida é visível ao vivo nas webcams disponíveis abaixo, na área de Meradalur, um vale localizado atrás do conhecido vulcão Fagradalsfjall. No momento, de acordo com relatos da mídia local, a erupção tem baixo poder e está se manifestando no campo de lava que foi criado pela erupção de 2021. A Proteção Civil islandesa informa que vulcanologistas estão viajando para o local da erupção com um helicóptero da Guarda Costeira para avaliar a situação. As autoridades pedem que as pessoas evitem a área.

Durante dias houve alertas para a intensa atividade sísmica que afeta o sudoeste da Islândia, em particular a península de Reykjanes. No domingo, 31 de julho, um terremoto de magnitude 5,5 também abalou a capital Reykjavík. Em poucos dias, mais de 10.000 terremotos foram registrados na área, devido à ressurgência de magma, e os vulcanologistas estavam certos de uma erupção iminente.

youtube video id=ihTaTv-24aU