Vulcão da Indonésia expele enorme coluna de cinzas

Vulcanologistas registraram 13 explosões separadas enquanto o Monte Sinabung expelia destroços até 5.000 metros acima da ilha de Sumatra. De acordo com as autoridades locais, não há perigo imediato para os moradores e nem suas residências.

Vulcão Sinabung
Nenhuma ordem de evacuação foi emitida e não houve relatos de interrupção do voo. Mas os moradores locais não estão se arriscando.

O vulcão Monte Sinabung, vulcão de 2.460 metros de altura no norte de Sumatra, Indonésia, lançou uma coluna vertical de nuvens de cinzas quentes que atingiram cerca de cinco quilômetros no ar. Esta é a sua primeira grande erupção desde agosto do ano passado. A atividade do Monte Sinabung aumentou desde o ano passado e o alerta para o vulcão na província de Sumatra do Norte foi colocado no terceiro nível.

O evento eruptivo em Sumatra, na Indonésia, começou às 23:42 UTC (21:42 em Brasília) e ejetou cinzas a altitudes de até 12,2 quilômetros acima do nível do mar.

Nenhuma vítima foi registrada, mas as pessoas deveriam ficar a pelo menos três quilômetros da cratera, disse o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia. Vídeos nas redes sociais mostraram pouco pânico entre os residentes quando o vulcão entrou em erupção, enviando uma coluna de cinzas brancas para o céu azul.

A Indonésia se estende pelo Anel de Fogo do Pacífico, uma zona sísmica altamente ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram e criam um grande número de terremotos e vulcões. A Indonésia tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país. O Sinabung permaneceu inativo durante vários séculos antes de despertar em 2010 com uma erupção que matou duas pessoas. O vulcão teve outras duas erupções fatais, uma em 2014 que matou pelo menos 16 pessoas e outra em 2016 com sete vítimas.

Desde então, pelo menos 23 pessoas foram mortas e mais de 30.000 desalojadas em eventos eruptivos. O Gunung Sinabung é um estratovulcão do Pleistoceno ao Holoceno com muitos fluxos de lava em seus flancos. A cratera mais recente deste vulcão cônico de 2.460 metros de altura está na extremidade Sul das quatro crateras do cume sobrepostas. Uma erupção não confirmada foi observada em 1881.

O vulcão Merapi, na ilha de Java, também apresentou forte atividade nas últimas semanas. Na segunda-feira, novamente emitiu fluxos de lava incandescente. Com base nas observações do Geological Disaster Technology Research and Development Center na terça-feira, das 00h00 às 6h00, hora local, o Monte Merapi entrou em erupção 17 vezes, com a lava se espalhando até 1,3 km de distância para sudoeste.

Dois terremotos também foram detectados dentro do vulcão ativo, ejetando nuvens quentes em alta velocidade, com amplitude de 40-60 mm e duração de 96-171 segundos, e por outras 57 vezes, terremotos com amplitude de 3-35 mm e duração de 12-103 segundos. Por quatro vezes, os terremotos também foram registrados para ter uma amplitude de 3-7 mm e durar 8-16 segundos.