Você sabia que seu celular pode estar cheio de germes? Veja como limpar sem danificá-lo
Os celulares podem estar muito contaminados com diversos tipos de germes em potencial, especialmente se usados em locais públicos e até no banheiro. Descubra como higienizá-los do jeito certo sem danificá-los.

Nos comunicamos, ouvimos músicas, conferimos nosso e-mail, tiramos fotos, gravamos vídeos, e muito mais… tudo com ele, nosso telefone celular(smartphone).
Tocamos nesses aparelhos várias vezes ao dia e os levamos para muitos lugares: local de trabalho, restaurantes, shopping, e até dentro de casa mesmo ele vai da cozinha ao quarto e até mesmo ao banheiro junto com nós.
E por falar nisso, um estudo feito no Reino Unido descobriu que os celulares têm, em média, o dobro de germes do que é normalmente encontrado no assento de um vaso sanitário. Além disso, mais da metade dos aparelhos analisados estavam “altamente contaminados” por micróbios. Então, evite ir ao banheiro e levar junto seu smartphone! Mas se caso levar, faça a higiene das mãos e do aparelho após sair deste ambiente (se usá-lo na cozinha também mantenha a higiene).
Mesmo que não enxergamos a olho nu, os celulares podem estar contaminados com centenas de microrganismos, como bactérias e vírus. E embora nem todos causem doenças, o potencial de transmissão existe.
Ou seja, os aparelhos celulares podem estar contaminados com diversos tipos de germes em potencial. E quando foi a última vez que você limpou o seu? E de que forma?
Saiba que se você usar produtos errados, poderá prejudicar o funcionamento do seu celular, seja removendo os revestimentos protetores dele, afetando a sensibilidade da tela ao toque, entre outras coisas. Por isso, é bom saber como higienizá-lo da forma correta. Acompanhe abaixo as dicas sobre como fazê-lo.
Como limpar o seu celular sem danificá-lo e o que evitar?
Assim como as mãos, que são lavadas várias vezes ao dia, os celulares também deveriam ser limpos... e com uma certa frequência.
A maioria da tela dos celulares é revestida com uma camada oleofóbica – uma película fina que ajuda a resistir a impressões digitais e manchas. Produtos agressivos como álcool, acetona ou produtos de limpeza à base de amônia, podem remover esse revestimento, deixando a tela mais vulnerável a manchas e diminuindo a sensibilidade ao toque. Então, evite-os!
Também evite o uso de vinagre, pois ele pode corroer bordas de alumínio ou plástico devido à sua alta acidez. Água sanitária e peróxido de hidrogênio também são muito agressivos para os celulares. Lenços com alto teor de álcool (acima de 70%) podem ressecar o material plástico e torná-lo quebradiço com o uso repetido.
Então, o que usar? Você só precisa seguir as diretrizes recomendadas pelo fabricante. E começe desconectando e removendo quaisquer capinhas e acessórios de proteção antes de limpar seu celular.

Você deve usar escovas antiestáticas de cerdas macias feitas de náilon para limpar áreas delicadas, como telas de alto-falantes e portas de carregamento (USB).
Agora, para limpar a tela do celular, a capinha e a parte de trás do aparelho, use panos macios de microfibra e álcool isopropílico 70% (não superior). Mas não esqueça: não deve-se aplicar o produto líquido direto no aparelho, mas sim através de panos ou lenços.
E com que frequência devemos fazer essa higienização? Você pode limpá-lo adequadamente pelo menos uma vez por semana, sob condições normais de uso. Mas se costuma o levar a ambientes de alto risco, como transporte público, hospitais, academias ou banheiros, é aconselhável limpá-lo com mais frequência.
Referências da notícia
Your phone is covered in germs: a tech expert explains how to clean it without doing damage. 03 de agosto, 2025. Meena Jha.
Celular: 92% dos aparelhos estão contaminados por fungos e bactérias, diz estudo: como higienizar do jeito certo? 13 de junho, 2023. Eduardo F. Filho.