Agora está comprovado! Uso excessivo de smartphones leva à depressão em adolescentes
A quantidade de tempo que as pessoas passam usando celulares é um assunto recorrente. Sejam adultos ou crianças, muitos simplesmente passam tempo demais em seus dispositivos digitais.

O contato social está diminuindo entre as pessoas, e a tela do celular está substituindo as conversas casuais. E um novo estudo confirma que o uso excessivo de smartphones está causando depressão em jovens.
Ficar muito tempo no telefone pode ser prejudicial
O fato é que o uso de smartphones pode ter consequências psicológicas e físicas para adultos e adolescentes. A postura do corpo por si só é difícil de monitorar para muitos fisioterapeutas e ortopedistas. O uso crônico pode levar a hérnias de disco na coluna cervical e distúrbios musculares na região do pescoço e dos ombros.
O desenvolvimento cerebral é interrompido
Uma equipe de pesquisadores de Pittsburgh, na Grã-Bretanha, descobriu que o uso de smartphones pode ter um impacto significativo no estado mental e na qualidade do sono, mesmo em adolescentes.

Especialmente em crianças e adolescentes, o uso de dispositivos digitais tem um forte impacto no desenvolvimento cerebral e na substância branca do cérebro.
No estudo, os pesquisadores analisaram mais de 1.000 questionários pela primeira vez. Os adolescentes foram solicitados a estimar quanto tempo passam em frente às telas por dia e quanto tempo dormem, em média, por noite. Em seguida, foram realizadas varreduras cerebrais dos participantes para examinar a atividade cerebral.
"As conexões da substância branca no cérebro são como rodovias que conectam cidades. Se essas rodovias não forem bem conservadas, a viagem de uma cidade para outra pode ser lenta e ineficiente, ou até mesmo interrompida", explica o autor principal do estudo, Dr. João Paulo Lima Santos, professor pesquisador em psiquiatria.
As conexões da substância branca entre as regiões do cérebro que controlam a regulação das emoções, a memória e a atenção eram mais fracas e desorganizadas em adolescentes que passavam mais tempo no celular ou tablet e não dormiam o suficiente.
Tudo está conectado
Esses adolescentes também apresentaram níveis mais elevados de depressão. Isso sugere que a interação entre o tempo de tela e a qualidade do sono pode ser a chave para uma melhor função cerebral e saúde mental. Em pesquisas futuras, a equipe planeja analisar exatamente qual horário do dia o uso do celular é particularmente prejudicial ao desenvolvimento cerebral.
Referências da notícia
Role of Sleep and White Matter in the Link Between Screen Time and Depression in Childhood and Early Adolescence. 23 de junho, 2025. Santos, et al.
Teen Depression? Pitt Study Finds Clues in Screen Use and Sleep Quality. 24 de junho, 2025. School of Medicine/University of Pittsburgh.