Veneza: os canais ficam com água limpa durante o confinamento

Nos dois meses de lockdown para a pandemia do coronavírus, a água dos canais de Veneza voltou a ficar clara. Os vídeos mostram os efeitos da diminuição do tráfego de embarcações e de navios com o retorno de peixes e de outros animais nos canais.

Um dos efeitos do lockdown dos últimos dois meses na Itália, devido à pandemia do COVID-19, foi a drástica redução do tráfego de embarcações em Veneza. Os canais desertos da cidade, sem barcos, vaporettos (embarcação típica usada como transporte público) e sem grandes navios de cruzeiro, voltaram a ficar límpidos. Nas últimas semanas, as ruas da Itália se esvaziaram e o ar das cidades voltou a ficar limpo e livre de poluição. Em Veneza, um dos efeitos da interrupção do movimento dos barcos foi o desaparecimento da turbidez nos canais. Os vídeos mostram a água transparente, uma condição muito rara, impossibilitada geralmente pela passagem contínua de barcos.

Os canais de Veneza sem barcos são uma visão única e verdadeiramente rara, uma vez que o tráfego turístico predominou nos últimos anos, além de contestado por parte do moradores locais e pelos movimentos ecológicos, já que navios cruzeiros também passaram a utilizar os canais. Abaixo, um vídeo mostrando as áreas centrais da cidade deserta.

A redução na turbidez também foi capturada por imagens do satélite europeu ESA que foi comparada com outra imagem de um ano antes. Observe a cor diferente da água e a ausência de barcos vaporetto e de navios de cruzeiro.

A água limpa nos canais permitiu registrar animais marinhos que voltaram para povoar as áreas urbanas inundadas, incentivados pela nova tranquilidade. Abaixo, o vídeo de um polvo visto na cidade, em uma das áreas mais movimentadas (perto da Piazzale Roma e da estação ferroviária): "um evento excepcional", segundo biólogos marinhos.

Veneza passou por dois eventos épicos nos últimos 6 meses. Em novembro de 2019, ocorreu uma maré alta excepcional, como não se via desde 1966. Um evento que causou sérios danos durante o outono em que os episódios de maré se repetiram com mais frequência do que no passado.

O longo lockdown, que proporcionou o desaparecimento de turistas, mostrou os enormes impactos do turismo de massa, fazendo ressurgir a beleza da cidade. Por outro lado, colocou em sérias dificuldades uma cidade baseada economicamente em grande parte no turismo.