Como a NASA está apoiando a luta contra o COVID19?

A NASA forneceu extensas ferramentas para meteorologia, mas nesses últimos meses também concentrou sua capacidade de lidar com a pandemia. Nesta publicação, mostramos como.

Ações da NASA contra o COVID-19
A NASA é composta de várias disciplinas, por enquanto elas estão focadas em fornecer soluções para os desafios do COVID19. Foto: NASA

Sem dúvida é um momento difícil em todo o mundo, onde faz sentido o objetivo 17 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em relação às alianças, para alcançar objetivos comuns. Atualmente, os países estão trabalhando juntos para enfrentar a pandemia de coronavírus, uma vez que somente através da cooperação internacional a emergência de saúde poderá chegar a um fim no futuro.

Os esforços foram diversos e multidisciplinares, por exemplo, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), que no campo da meteorologia se destacou por fornecer informações de satélite, atualmente está canalizando sua engenhosidade e experiência contra o COVID19.

Protótipo VITAL

Os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA criaram um dispositivo chamado Tecnologia de Intervenção de Ventilação Localmente Acessível (VITAL), acima, como uma solução para o número limitado de ventiladores do país.

A VITAL tem uma construção e manutenção mais rápidas do que um ventilador tradicional, seus componentes são facilmente acessíveis e, felizmente, podem ser modificados para instalação em locais destinados a cuidados temporários com COVID-19, como centros de convenções e esportes.

Capacete de pressão positiva

Uma produção de 500 câmaras de oxigênio já se iniciou neste início de Maio, focada em substituir os ventiladores em pacientes não graves, mas hospitalizados. O dispositivo trabalha para forçar o oxigênio para os pulmões de baixo funcionamento. Além disso, o exaustor possui um filtro para aspirar contaminantes, reduzindo assim o risco de contágio entre a equipe de saúde e o paciente.

Sistema de descontaminação de superfícies

A NASA gerou um protótipo para esterilizar equipamentos de saúde, através das propriedades do oxigênio atômico na Terra, como a remoção de qualquer hidrocarboneto de uma superfície, incluindo material infeccioso. Este não é um tópico novo para a agência, pois desde 2018 eles trabalham com uma espécie de "névoa esterilizante" para limpar ambulâncias.

Esperamos que todos esses protótipos possam ser replicados para ter uma melhor atuação contra a pandemia. Lembre-se de que, por enquanto, a única maneira de evitar infecções é a higiene, o afastamento social e a permanência em casa.