Urgente: terremoto deixa centenas de mortos e feridos na Indonésia

Ao menos 162 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas após terremoto de 5,6 graus na escala Richter. O epicentro se deu na província de Java Ocidental, na Indonésia.

Urgente: Terremoto deixa centenas de mortos e feridos na Indonésia
Ao menos 162 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas após terremoto de 5,6 graus que ocorreu na província de Java Ocidental, na Indonésia. (imagens: anônimo/divulgação)

Um terremoto de 5,6 graus na escala Richter atingiu a ilha de Java, uma das principais da Indonésia, deixando pelo menos 162 mortos e 700 feridos. O tremor deslocou quase 14 mil pessoas, que serão acomodadas em 14 campos de refugiados.

De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), pelo menos 2345 casas foram danificadas, e 52 desabaram. Dezenas de estabelecimentos comerciais, quatro escolas, uma mesquita e um hospital também foram danificados. Quedas de energia causaram ainda a interrupção de meios de comunicação.

O terremoto aconteceu nesta segunda-feira (21) às 13h na região de Cianjur, oeste de Java, 10 quilômetros abaixo da superfície, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Outros 25 tremores secundários foram registrados horas após o terremoto, e ainda há a possibilidade de mais tremores piorarem a situação local.

O tremor também foi sentido na capital Jacarta, onde pessoas foram evacuadas de prédios altos, mas não há registros e vítimas ou qualquer tipo de danos na cidade até o momento.

A área onde o terremoto ocorreu é densamente povoada e propensa a deslizamentos de terra. Muitas das residências são precárias, o que aumentou o número de ocorrências. Equipes de emergência seguem atuando no resgate e, de acordo com as autoridades, ainda há muitos moradores presos nos escombros em locais isolados.

Ainda há muitos moradores presos nos escombros, então estamos presumimos que o número de vítimas continuará a aumentar - Kamil, governador local.

Os hospitais disponíveis já estão sobrecarregados e muitas das vítimas estão sendo atendidas do lado de fora dos estabelecimentos. As autoridades governamentais estão construindo tendas e abrigos para as vítimas enquanto tentam atender suas necessidades básicas.

Estima-se que pode levar até três dias para que a energia seja totalmente restaurada na área. Os serviços de telefonia celular continuam ruins e estão dificultando muito o trabalho das autoridades.

As ambulâncias continuam chegando aos Hospitais. Há muitas famílias em aldeias que ainda não foram evacuadas. - Herman Suherman, Administração de Cianjur.

A Indonésia está localizada no “Círculo de Fogo”, uma faixa ao redor do Oceano Pacífico onde há muita atividade vulcânica e terremotos frequentes. O país tem um longo histórico de terremotos e tsunamis devastadores.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, ao norte da Indonésia, provocou um tsunami que atingiu 14 países, matando 226 mil pessoas ao longo da costa do Oceano Índico, mais da metade delas na Indonésia. Mais recentemente, em 2018, um terremoto em Suwalesi matou mais de 2000 pessoas no país.