Uma visita a um aquário abandonado recria um cenário apocalíptico

Em uma exploração clandestina de um aquário abandonado, uma YouTuber encontrou o que ela definiu como um tubarão zumbi, uma lula gigante e dezenas de outros restos misteriosos de animais marinhos.

tubarão zumbi, aquário abandonado
Imagem do tubarão encontrada no aquário abandonado. (Juj' Urbex)

Juliette é uma francesa de 24 anos que usa o pseudônimo Juj' Urbex no YouTube e TikTok. Em suas redes sociais, comenta que entre suas paixões está a exploração urbana e a visita a lugares inacessíveis ou pouco conhecidos. Nos últimos dias, ela compartilhou um conteúdo em que podia ser vista entrando com amigos em um aquário abandonado na Espanha. Depois de postá-lo no TikTok, o vídeo imediatamente se tornou viral, com quase cinco milhões de visualizações. "O horror. Veja minha exploração e te surpreenderá!", comentou.

Ela se deparou com uma variedade macabra de criaturas marinhas mortas. Mas a mais impressionante de sua descoberta foi a da carcaça em decomposição de um tubarão. Juliette disse que a cena deu a sensação de algo que só pode ser encontrado após um apocalipse zumbi aquático, o que chamou a atenção de muitos de seus espectadores, que começaram a chamá-lo de "tubarão zumbi".

youtube video id=HtCXzpt2VMY

O vídeo mostra os restos podres e mofados de um pequeno tubarão de recife dentro de uma vitrine quebrada e, ao olhá-lo mais de perto, as duas fileiras de dentes afiados salientes para fora fizeram a criatura parecer ainda mais impressionante. O tamanho da caixa de vidro sugere que o tubarão já estava morto quando foi originalmente colocado para exibição.

O animal provavelmente havia sido tratado com produtos químicos e mantido em um tanque de peixes hermético para preservá-lo, mas depois que a caixa quebrou e o tubarão ficou exposto, ele começou a se decompor lentamente, assumindo uma aparência de zumbi cheio de dentes. Esse efeito é comum nas carcaças de criaturas marinhas quando sua pele fica seca fora da água, pois ela encolhe e os dentes ficam expostos. “Encontrar o tubarão zumbi tornou a exploração urbana mais interessante e espetacular”, comentou Juliette.

Outras criaturas

Os exploradores especulam que, quando o aquário foi danificado e posteriormente evacuado, todos os animais vivos foram transferidos para novos aquários, mas os cadáveres, como o tubarão, podem não ter recebido a mesma prioridade e, portanto, foram deixadas para trás.

Embora a localização do aquário nunca tenha sido mencionada, foi revelado que estava em algum lugar da Espanha e que foi fechado em 2014, depois que uma onda de 13 metros danificou o prédio.

O vídeo também mostra frascos contendo os restos decompostos de um polvo e uma lula. Como o tubarão, esses animais provavelmente já estavam mortos quando o aquário fechou suas portas e, depois que seus frascos, que provavelmente continham formaldeído, foram quebrados, eles começaram a apodrecer. Duas estrelas do mar também foram vistas, mas ao contrário dos outros animais, esses invertebrados não começaram a se decompor porque secaram completamente antes de serem expostos.

Outra descoberta notável foi uma enorme réplica realista de uma lula gigante feita de espuma, que provavelmente costumava ficar pendurada no teto. O aquário costumava ter espécimes reais de lulas gigantes, mas eles foram removidos antes que o prédio fosse condenado, disse Juj' Urbex no vídeo.

Embora a localização do aquário nunca tenha sido mencionada, revelou que estava em algum lugar da Espanha e que foi fechado em 2014, depois que uma onda de 13 metros danificou o prédio. Existem registos de que em Janeiro de 2014 uma onda desta dimensão atingiu a costa noroeste de Espanha e causou danos significativos, pelo que é provável que o aquário esteja localizado nessa região.