"Monstro" do fundo do mar encontrado em praia de San Diego, Califórnia

Um homem descobriu uma criatura marinha em uma praia de San Diego, nos Estados Unidos. Na verdade, é uma espécie de peixe raro que vive nas profundezas do Oceano Pacífico.

Peixes do Pacífico
O peixe-futebol é uma das espécies de tamboril que vive no fundo do oceano Pacífico.

Jay Bailer estava andando em Black's Beach, uma praia de San Diego, quando viu o que pensou ser uma água-viva. Foi só mais tarde que ele percebeu que na verdade era um "monstro marinho".

Um exame minucioso identificou este peixe raro e assustador como um "Peixe-futebol do Pacífico". Esta espécie vive nas profundezas do oceano Pacífico entre 600 e 1.000 metros, de acordo com a Academia de Ciências da Califórnia.

Jay Bailer admite nunca ter visto algo tão aterrorizante quanto esta sua descoberta. Um membro da espécie tamboril, este peixe tem dentes afiados que apontam para dentro e pode crescer mais de um metro de comprimento e pesar até 49 quilos!

Não é de se admirar que este peixe seja assustador! É um dos animais mais feios do mundo e é originário de um dos habitats mais inóspitos deste planeta: o fundo do mar, sem luz e solitário.

Existem mais de 200 espécies de tamboril, a maioria das quais vive nas profundezas escuras da Antártica e Atlântico. Existem também espécies tropicais que vivem em ambientes rasos.

Geralmente de cor cinza escuro a marrom escuro, o tamboril tem uma cabeça grande e uma boca enorme cheia de dentes afiados e translúcidos. Mas sua característica mais distintiva é um pedaço de espinha dorsal que se projeta acima de sua boca, e visto nas fêmeas.

Com a boca bem grande e o corpo muito flexível, o tamboril pode engolir presas para dobrar seu tamanho. Na realidade, há pouca informação sobre a biologia desta espécie rara de peixe.

É por isso que Ben Frable, da Instituição Scripps de Oceanografia, gostaria que a população informasse a localização de cada descoberta. Essas descobertas permitirão que os pesquisadores aprendam mais sobre esse peixe assustador e incompreendido.