Último trimestre foi o 2° mais quente da história

O trimestre de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020 foi o 2° mais quente da história dos registros! Para algumas partes do Hemisfério Norte, esse foi o inverno mais quente da história e o segundo verão mais quente da América do Sul!

Dezembro, janeiro e fevereiro de 2019/20 segundo mais quente da história
De acordo com a NOAA, o trimestre de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020 foi o 2° mais quente dos registros.

O último trimestre de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020 (DJF 2019/20), que definiu o verão meteorológico do Hemisfério Sul e o inverno do Hemisfério Norte, foi o segundo mais quente da história de acordo com relatório feito por cientistas do Centro Nacional de Informações Ambientais da agência americana NOAA.

De acordo com os dados de temperatura global, que incluem dados medidos nos continentes e oceanos, a temperatura global do último trimestre foi a segunda mais alta do histórico de registros de 141 anos, ficando 1.12°C acima da média do século 20. Esse valor ficou apenas 0.06°C abaixo do trimestre de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 (DJF 2015/16), que foi o mais quente da história.

Porém, é importante ressaltar que no trimestre de DFJ 2015/16 o clima global era regido por um intenso evento de El Niño, um dos mais fortes da história, diferente do trimestre de DJF 2019/20, onde prevaleceram as condições neutras no Pacífico Equatorial. E, como mencionado em artigos anteriores, uma das características do El Niño é forçar um aumento da temperatura global.

No Hemisfério Norte o inverno quase não apareceu. Para grande parte da Europa e Ásia esse foi o inverno mais quente da história! Em grande parte da Rússia as temperaturas do período chegaram a ficar mais de 4°C acima da média. Em Moscou as temperaturas de inverno ficaram 6.3°C acima de média, sendo de longe o inverno mais quente já registrado.

Na Europa a temperatura ficou 3.4°C acima da média, 1.4°C mais quente que o inverno de 2015/16. Diversas cidades, como Berlim, Copenhague e Amsterdã, não registraram nenhuma neve mensurável pela primeira vez na história! O Japão também registrou seu inverno mais quente, 1.66°C acima do normal.

Para a América do Sul e Oceania, esse foi o segundo verão mais quente da história. Em relação ao Brasil, o verão foi mais quente que o normal em todo o país, principalmente na região Nordeste, onde a temperatura ficou mais de 1°C acima da média climatológica. Apesar das regiões Sul e Sudeste terem experimentado alguns dias mais frios que o normal, na média do trimestre, ambas também ficaram com temperaturas ligeiramente acima da média.

Fevereiro de 2020 foi o 2° mais quente da história

O relatório divulgado pela NOAA também aponta que fevereiro de 2020 foi o segundo mais quente da história dos registros, com uma temperatura média global 1.17°C acima da média. Além de ser o segundo fevereiro mais quente da história, o mês passado foi o 3° mês com maior temperatura mensal do registro de 1682 meses, perdendo somente de março e fevereiro de 2016.

Antes de fevereiro o mês de janeiro de 2020 foi o mais quente já registrado na história, com uma temperatura 1.14°C acima da média, superando o recorde anterior de janeiro de 2016 por uma pequena margem de 0.02°C.

Com os dois primeiros meses de 2020 registrando temperaturas tão altas e com o contínuo aumento da emissão de gases de efeito estufa, é muito provável que o ano de 2020 fique entre os 5 anos mais quentes já registrados.