Tufão Mindulle se aproxima do Japão!

O poderoso tufão Mindulle não atingirá diretamente o Japão, mas ele passará muito próximo a costa leste do país, que terá que enfrentar as bandas de chuvas torrenciais e ventos fortes trazidos por essa poderosa tempestade.

Tufão Mindulle
As imagens de satélite mostram que o Tufão Mindulle já está bem próximo da costa do Japão nessa quinta-feira (30).

O tufão Mindulle, o 6º tufão e 16º tempestade tropical nomeada da temporada de tufões do Pacífico Oeste de 2021, se desenvolveu numa poderosa tempestade sobre as águas do Mar das Filipinas no início dessa semana e deverá passar muito perto da costa do Japão entre hoje e amanhã, gerando impactos em grandes partes do país, incluindo a capital Tóquio!

Mindulle iniciou seu desenvolvimento no meio da semana passada e foi ganhando força até atingir a intensidade de um super tufão no domingo (26), quando seus ventos sustentados atingiram 240 km/h, de acordo com a Joint Typhoon Warning Center (JTWC). Esses ventos são equivalentes aos de um furacão de categoria 4 do Oceano Atlântico. No início de segunda-feira (27) o tufão perdeu um pouco de intensidade, deixando de ser classificado como um super tufão, porém ainda classificado como uma tempestade poderosa.

Nessa quinta-feira (30) Mindulle está localizado sobre o mar das Filipinas, a mil quilômetros a sudoeste de Yokosuka, Japão, e seguindo para norte/nordeste numa velocidade de 24 km/h. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), Mindulle tem ventos sustentados de quase 200 km/h, sendo equivalente a um grande furacão de categoria 3 nas bacias do Atlântico e Pacífico Leste. As imagens de satélite também mostram que Mindulle desenvolveu um grande olho, classificando-o como um ciclone anular.

Pelas previsão do modelo ECMWF, a capital Tóquio deverá receber até 70 mm de chuva nessa sexta-feira (01), além de enfrentar ventos de 70km/h, devido a aproximação do Tufão Mindulle.

Os impactos de Mindulle já estão sendo sentidos no Japão, alertas de ondas altas e forte agitação marítima estão em vigor para toda a costa sul do país, das Ilhas Ryukyu à Prefeitura de Ibaraki. Essas condições deverão permanecer ao longo de todo o final de semana, criando condições perigosas na costa, incluindo as costas sul e leste de Kyushu, Shikoku e Honshu.

As previsões indicam que Mindulle continuará com a intensidade de um furacão de categoria 3 ou perderá um pouco de força, passando para categoria 2, até o início de sexta-feira (01), quando ele fará sua maior aproximação da costa do Japão.

Apesar de não fazer um contato direto com o país, o tufão descarregará chuvas torrenciais e ventos fortes em várias partes do país. As chuvas deverão ser mais fortes em partes de Honshu, incluindo Tóquio e Sendai.

Após sua passagem próxima a costa do Japão, Mindulle deverá continuar sua trajetória para norte/nordeste e perderá força no final de semana, ao encontrar condições desfavoráveis para o desenvolvimento de um ciclone tropical. Provavelmente, no início da semana que vem Mindulle já terá dissipado sobre as águas do Oceano Pacífico.