Treinam vacas para "irem ao banheiro" e impedir a mudança climática

A atividade pecuária contribui substancialmente para a emissão de gases de efeito estufa. Para tentar remediar isso, um grupo de cientistas experimentou com sucesso o método MooLoo, ensinando bezerros a urinar em um local especialmente preparado no celeiro. E não, não é uma piada!

GEI vaca metano MooLoo
Os cientistas treinaram com sucesso bezerros da raça Holandesa para usar um “banheiro” designado. Os animais entravam no MooLoo sozinhos quando precisavam urinar. Créditos: FBN.

Gases de efeito estufa (GEE), como metano (CH4), o dióxido de carbono (CO2) e óxido nitroso (N2O), são liberados pelas atividades do setor pecuário e contribuem significativamente para as emissões antrópicas globais de GEE. De acordo com dados publicados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), se estima que as cadeias de produção pecuária emitiram um total global de 8.1 gigatoneladas de CO2-eq em 2010.

Em todo o mundo, 10% de todas as emissões antropogênicas de GEE vêm da pecuária, e dessa porcentagem o CH4 representa 50%, 24% o N2O e 26% o CO2, das emissões totais de gado.

As emissões variam de acordo com a espécie animal, o gado (para produção de carne e leite), é o maior emissor de GEE com cerca de 5 gigatoneladas de CO2-eq, e isso representa 62%, enquanto suínos, aves, búfalos e pequenos ruminantes têm entre 7 e 11% das emissões da pecuária.

Emissões de dióxido de carbono de GEE CO2
Emissões regionais totais de CO2 e contribuição relativa por espécie. As emissões deste GEE atribuídas a produtos não comestíveis e outros serviços não estão incluídas. Infográfico: créditos da FAO.

É por isso que um grupo de cientistas na Alemanha focou seus estudos na pecuária em busca de soluções. Tentam reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos dejetos das vacas, controlando sua evacuação dentro dos celeiros, em vez de ao ar livre. A ideia é treinar os bezerros para usarem um “banheiro” designado, então os cientistas coletam a urina dos animais e tratam para evitar que a amônia reaja ao se misturar com o solo e se transformar em N2O, que é um poderoso GEE.

Experiência bem-sucedida no método "MooLoo"

O real problema da liberação de GEE de resíduos de gado resultou em um estudo sério e publicado recentemente na revista Current Biology. Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, tentaram ensinar 16 vacas a usar "o banheiro" apelidado de "MooLoo" em uma fazenda na Alemanha de propriedade do Instituto de Pesquisa para Biologia de Animais de Fazenda.


No laboratorio de Dummerstorf, os pesquisadores imitaram o treinamento de uma criança pequena, colocando as vacas em um curral especial, esperando até que urinassem e dando-lhes uma recompensa (um líquido doce composto principalmente de melaço). Se, em vez disso, as vacas urinassem fora do MooLoo após o treinamento inicial, elas recebiam um jato de água fria por três segundos, explicou Lindsay Matthews, pesquisadora principal do estudo.

Continuando com o processo de ensino, deixaram os 16 bezerros da raça Holandesa perambulando pelas instalações internas. O resultado os surpreendeu, pois quando vários desses animais tiveram que urinar se localizaram no curral, aprenderam a fazê-lo e obtiveram sua doce recompensa.

Continuaram a aumentar a distância entre os animais e as instalações do MooLoo, até que ao final das 15 sessões, os pesquisadores descobriram que 11 dos 16 animais foram treinados com sucesso, já que as vacas começaram a entrar no MooLoo sozinhas quando precisavam urinar

Vaca MooLoo metano GEE
Os animais foram recompensados com "guloseimas" por usarem o toalete MooLoo designado. Créditos: FBN

De acordo com o estudo, os bezerros apresentaram um desempenho comparável ao das crianças, e até superior ao das crianças muito pequenas (menores de dois anos), pois o treinamento dos bezerros jovens demorou apenas 15 dias. Além disso, os pesquisadores afirmam que reduzir os níveis de urina na zona de vida dos animais melhorará sua higiene e bem-estar.

Uma única vaca pode produzir cerca de 30 litros de urina por dia, razão pela qual os cientistas dizem que capturar 80% em um modelo como o MooLoo poderia levar a uma redução de 56% nas emissões de amônia.

Fontes de emissões de GEE da pecuária

As emissões do setor pecuário são provenientes de quatro processos. A fermentação entérica se refere ao gás metano que é gerado durante a digestão de ruminantes e monogástricos (a qualidade da ração está intimamente relacionada). Depois, há o estrume, como fonte de metano e N2O, o primeiro é gerado durante a decomposição anaeróbia da matéria orgânica, enquanto o último é um produto da decomposição da amônia contida no esterco.

O terceiro processo é a produção de rações (alimentos preparados para animais de acordo com as normas legais, com mistura de compostos), as emissões de CO2 vêm da expansão de pastagens e terras agrícolas usadas para alimentação animal, da fabricação de fertilizantes e pesticidas para essas plantações e de seu processamento e transporte.

E, por fim, o consumo de energia em toda a cadeia produtiva, desde o uso de máquinas agrícolas, consumo de energia nas próprias fazendas, transporte de animais, processamento, embalagem, embalagem e transporte final de produtos de origem animal que geram emissões.