Tornado deixa feridos no sul da Itália

Nesta manhã um tornado deixou vários feridos na cidade italiana de Cutro, na região da Calábria. As vítimas eram passageiras de um trem, que cruzou com o tornado.

youtube video id=moAzNpQXPpY

A Itália está imersa em um episódio de chuvas, tempestades e até neve, este último especialmente no norte do país. Os cumulonimbus, que nesta manhã se formaram sobre o sudeste da península provocaram chuvas torrenciais e dois tornados. O mais notável ocorreu em Cutro, na região italiana da Calábria.

O tornado (no vídeo) avançou sobre um trem na estação de Roccabernarda. O vento forte quebrou várias janelas dos vagões, muitas delas devido ao impacto de galhos lançados pelo redemoinho. Alguns passageiros sofreram ferimentos leves, mas dois deles foram transferidos para o hospital por precaução.

A área afetada pela tempestade acumulou mais de 100 mm, provocando inundações locais. O outro tornado foi avistado em Taurisano, Salento, embora ainda não se tenha informações sobre danos. Nas próximas horas, sete regiões italianas estão em alerta para temporais, que deverão ter maior impacto em Lazio, Campania, Calábria e Sicília.