Temporada histórica: Tempestade tropical Iota é a 30ª a se formar

A tempestade tropical Iota pode se transformar em um grande furacão no Caribe e atingir a América Central no início da semana que vem - a mesma região já devastada pelo furacão Eta no início deste mês.

Tempestade Iota
Em algumas horas, a tempestade tropical Iota deve se intensifica rapidamente em um furacão em direção à vários países na América Central.

O ano de 2020 está completamente atípico e com certeza já entrou para a história da humanidade por muitos motivos. Um deste motivos é a temporada de furacões mais ativa da história e 2020 ainda não acabou. A tempestade tropical Iota se formou na tarde de sexta-feira (13/11) no Mar do Caribe e se tornou a 30ª tempestade nomeada em 2020. A previsão indica que Iota deve se intensificar rapidamente em um intenso furacão enquanto segue em direção à América Central.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), quando chegar à costa, o furacão Iota poderá ser um grande furacão com ventos de quase 180 km/h, uma tempestade com risco de vida e chuvas torrenciais na Nicarágua e em Honduras. Nomeado após a nona letra do alfabeto grego, Iota (pronuncia-se ee-oh-tah), não deve tomar o mesmo caminho para o norte que o furacão Eta fez antes de chegar à Flórida no início desta semana. Pode, no entanto, fazer a jornada para o Oceano Pacífico, tornar-se uma rara tempestade de passagem que é renomeada.

Às 22 horas Sexta-feira, a tempestade tropical Iota estava a 560 km ao sul-sudeste de Kingston, Jamaica, e rastejava para oeste-sudoeste a 5 km/h. Os ventos máximos sustentados de Iota são de 65 km/h. É esperado que o sistema tropical Iota acelere um pouco no final do sábado, à medida que atravessa o Mar do Caribe central e se aproxima da costa da Nicarágua e do nordeste de Honduras no domingo e segunda-feira. No Caribe, Iota pode causar fortes chuvas e inundações em partes do Haiti e da Jamaica, com possíveis deslizamentos de terra, disseram meteorologistas.

A temporada de furacões de 2020 se tornou a mais movimentada da história registrada quando a tempestade tropical Theta se formou em 9 de novembro. Theta ainda está ativa no extremo leste do Atlântico, mas não representa uma ameaça imediata para a terra.

E se houver mais?

Depois de esgotar a lista de 21 nomes que foi estabelecida pela Organização Meteorológica Mundial para a temporada de furacões, os meteorologistas recorreram ao uso de nomes do alfabeto grego. Por mais inédito que seja, ainda podemos ter mais sistemas tropicais nomeados nesta temporada. A lista de nomes deverá continuar seguindo o alfabeto grego até Ômega.

No início da temporada, os meteorologistas já previam que 2020 seria atípico e intenso, mas a previsão era de uma temporada com até 25 tempestades nomeadas. Esta temporada está sendo inédita em meio a um ano inacreditável.