Tempestades com granizo transformam as ruas em rios de gelo na Itália

Inundações e muito granizo provocaram inúmeros transtornos na cidade de Verona, na Itália, na tarde de domingo, 23 de Agosto. As imagens impressionantes mostram as ruas como rios de gelo.

Verona, Itália
Intensa precipitação acompanhada de granizo atingiu Verona. Fotografia: @ilinterpaint

Tempo muito instável com chuva torrencial, ventos fortes e ocorrência de granizo atingiu a cidade de Verona, no nordeste da Itália, na tarde do último domingo. Este evento extremo provocou muitos danos e transtornos pela cidade. Eram cerca das 17 horas quando os bombeiros não começaram a receber inúmeros chamados para atender.

Estradas foram completamente alagadas, transformando-se em verdadeiros rios com fortes correntezas. Além disso, a força dos ventos, com rajadas de até 80 km/h causaram danos às residências, bem como a queda de árvores.

Equipes dos bombeiros efetuaram inúmeros resgates em porões e residências inundadas, contribuindo também nas operações de limpeza, removendo tanto as árvores caídas quanto os postes de luz que também foram derrubados pelos ventos intensos.

No total foram realizados cerca de 200 resgates que também foram necessários em pequenas cidades próximas a Verona, como Sant'Ambrogio di Valpolicella, conhecida pela sua produção de vinhos.

Vários vídeos e fotos rapidamente viralizaram nas redes sociais. Nelas, a tempestade e suas consequências chamaram principalmente pelo visual polar incomum que tomou as ruas de Verona.

Para os próximos dias, a previsão no norte da Itália é de tempo firme e ensolarado. No entanto, por volta do próximo sábado novas tempestades podem provocar eventos extremos na região, atingindo novamente a província de Verona. O interessante, que mesmo no verão, as tempestades ao norte da Itália, podem provocar neve, uma vez que atingem também a região dos Alpes.

As chuvas intensas de verão são bastante comuns na Europa e todos os anos contribuem para inundações, queda de granizo e fortes rajadas de vento. Essa condição é favorecida pelo fato de o continente europeu se localizar em altas latitudes, onde as passagem de sistemas de baixa pressão e frente fria são bastante frequentes.

Na semana passada uma intensa tempestade provocou o caos na Irlanda e no Reino Unido através de volumosa precipitação, fortes ventos e intensa agitação marítima. O intenso sistema, batizado de Ellen, aprofundou até valores de pressão abaixo de 970 hPa. Incomum para a época do ano, sendo o primeiro registro em um mês de verão desde 1979.

Outro fator que contribui para eventos extremos na Europa, são as água mais aquecidas do oceano, que fornecem mais energia para o desenvolvimento de tempestades. Além disso, a Oscilação Ártica (AO), muito semelhante a Oscilação Antártica (AAO), também ajuda a modular os períodos de chuvosos e mais secos no território europeu.