Duas tempestades tropicais estão a caminho dos Estados Unidos
Duas tempestades tropicais estão avançando pelo Golfo do México ao mesmo tempo, Marco e Laura, nessa temporada histórica de furacões no Atlântico Norte. Marco deve atingir a costa sul dos EUA ainda hoje, enquanto Laura atingirá a mesma região na quarta.

A temporada de furacões de 2020 no Atlântico Norte segue fazendo história e surpreendendo a todos. Neste momento, dois sistemas tropicais ameaçam atingir a costa sul dos Estados Unidos, um seguido do outro, algo muito incomum de acontecer!
Duas tempestades tropicais, Marco e Laura, estão avançando simultaneamente sobre o oceano no Golfo do México. É raro haver duas tempestades tropicais no Golfo do México ao mesmo tempo! De acordo com registros da NOAA, isso ocorreu apenas duas vezes na história, em junho de 1959 e setembro de 1933, sendo essa a terceira vez.
Twin tropical threats... Both aimed at the US Gulf Coast.
— The Weather Channel (@weatherchannel) August 24, 2020
We're LIVE with latest details you need to know about #Marco and #Laura. pic.twitter.com/Xf7oWRtcbE
Marco se originou a partir de uma onda tropical que ganhou força no Caribe central na quarta-feira da semana passada (19). No dia 20 o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) designou essa onda como Depressão Tropical 14. Sua intensificação foi relativamente lenta, a princípio, se desenvolvendo para Tempestade Tropical Marco no sábado (22), a oeste de Belize e da costa sudeste do México.
Marco seguiu uma trajetória para norte, sem tocar o continente, até chegar ao Golfo do México, onde ganhou força e evoluiu para um furacão categoria 1 nesse domingo (23), se tornando o terceiro furacão da temporada desse ano. Entretanto, ainda no domingo, Marco perdeu força e voltou a categoria de tempestade tropical.
Os impactos da tempestade Marco já estão sendo sentidos ao longo da costa da Louisina até o noroeste da Flórida, com ondas fortes e chuvas torrenciais. Avisos de tempestade foram emitidos para grande parte do estado de Louisiana e a costa do estado de Mississipi, devido as inundações previstas. Ventos de 60 a 100 km/h são esperados ao longo da costa desses dois estados, incluindo a cidade de Nova Orleans. Marco deve tocar o continente na costa de Louisiana na noite de hoje.
Floodwaters caused by Tropical Storm Laura's heavy rain raced through streets in Haiti on Aug. 23, as the storm pushed through the Caribbean: https://t.co/goxqd6Svaa pic.twitter.com/dxjua2PygD
— AccuWeather (@accuweather) August 24, 2020
A Tempestade Tropical Laura se desenvolveu no Oceano Atlântico, a apenas algumas centenas de quilômetros a leste/sudeste das Ilhas Leeward, na sexta-feira (21), quebrando o recorde de formação mais antecipada de uma tempestade de letra “L” durante a temporada. O recorde anterior era da tempestade Luis, que se formou no dia 29 de agosto de 1995.
Laura causou chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações em sua passagem pelo Haiti e República Dominicana. Pelos menos 12 mortes foram registradas em decorrência da tempestade, 3 na República Dominica e 9 no Haiti. Atualmente Laura está atuando na costa sul de Cuba, podendo gerar chuvas fortes e inundações em Cuba e na Jamaica.
As Tempestades Tropicais #Marco e #Laura estão sobre as águas quentes do Golfo do México e devem atingir os estados do sul dos Estados Unidos hoje e na quarta-feira, respectivamente!
— Paola Bueno (@PaolaGBueno) August 24, 2020
Veja mais alertas meteorológicos do mundo em: https://t.co/iLLLazcNCO pic.twitter.com/viPYGIltLc
Ao encontrar as águas quentes do Golfo do México, Laura deve evoluir para um furacão de categoria 1, podendo chegar até mesmo a uma categoria 3. As previsões indicam que Laura deve atingir a costa do Texas e Louisiana como um furacão de categoria 2 na quarta-feira (26). Partes de Louisiana não terão tempo de se recuperar, pois Marco deve deixar de influenciar o estado na terça, mas logo na quarta pela manhã já estarão sentindo os efeitos da chegada de Laura!
A temporada de furacões de 2020 do Atlântico Norte pode ser uma das mais ativas da história, novas previsões indicam uma atividade de sistemas tropicais bem acima da média! Até o momento 13 tempestades tropicais foram registradas, incluindo Laura e Marco, e 3 furacões (Hanna, Isaias e Marco).