Duas tempestades tropicais estão a caminho dos Estados Unidos

Duas tempestades tropicais estão avançando pelo Golfo do México ao mesmo tempo, Marco e Laura, nessa temporada histórica de furacões no Atlântico Norte. Marco deve atingir a costa sul dos EUA ainda hoje, enquanto Laura atingirá a mesma região na quarta.

Tempestades Tropicais Marco e Laura
Tempestades Tropicais Marco e Laura atuando sobre o Golfo do México, a caminho do sul dos Estados Unidos, nessa segunda-feira (24). Foto: NOAA.

A temporada de furacões de 2020 no Atlântico Norte segue fazendo história e surpreendendo a todos. Neste momento, dois sistemas tropicais ameaçam atingir a costa sul dos Estados Unidos, um seguido do outro, algo muito incomum de acontecer!

Duas tempestades tropicais, Marco e Laura, estão avançando simultaneamente sobre o oceano no Golfo do México. É raro haver duas tempestades tropicais no Golfo do México ao mesmo tempo! De acordo com registros da NOAA, isso ocorreu apenas duas vezes na história, em junho de 1959 e setembro de 1933, sendo essa a terceira vez.

Marco se originou a partir de uma onda tropical que ganhou força no Caribe central na quarta-feira da semana passada (19). No dia 20 o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) designou essa onda como Depressão Tropical 14. Sua intensificação foi relativamente lenta, a princípio, se desenvolvendo para Tempestade Tropical Marco no sábado (22), a oeste de Belize e da costa sudeste do México.

Marco seguiu uma trajetória para norte, sem tocar o continente, até chegar ao Golfo do México, onde ganhou força e evoluiu para um furacão categoria 1 nesse domingo (23), se tornando o terceiro furacão da temporada desse ano. Entretanto, ainda no domingo, Marco perdeu força e voltou a categoria de tempestade tropical.

Os impactos da tempestade Marco já estão sendo sentidos ao longo da costa da Louisina até o noroeste da Flórida, com ondas fortes e chuvas torrenciais. Avisos de tempestade foram emitidos para grande parte do estado de Louisiana e a costa do estado de Mississipi, devido as inundações previstas. Ventos de 60 a 100 km/h são esperados ao longo da costa desses dois estados, incluindo a cidade de Nova Orleans. Marco deve tocar o continente na costa de Louisiana na noite de hoje.

A Tempestade Tropical Laura se desenvolveu no Oceano Atlântico, a apenas algumas centenas de quilômetros a leste/sudeste das Ilhas Leeward, na sexta-feira (21), quebrando o recorde de formação mais antecipada de uma tempestade de letra “L” durante a temporada. O recorde anterior era da tempestade Luis, que se formou no dia 29 de agosto de 1995.

Laura causou chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações em sua passagem pelo Haiti e República Dominicana. Pelos menos 12 mortes foram registradas em decorrência da tempestade, 3 na República Dominica e 9 no Haiti. Atualmente Laura está atuando na costa sul de Cuba, podendo gerar chuvas fortes e inundações em Cuba e na Jamaica.

Ao encontrar as águas quentes do Golfo do México, Laura deve evoluir para um furacão de categoria 1, podendo chegar até mesmo a uma categoria 3. As previsões indicam que Laura deve atingir a costa do Texas e Louisiana como um furacão de categoria 2 na quarta-feira (26). Partes de Louisiana não terão tempo de se recuperar, pois Marco deve deixar de influenciar o estado na terça, mas logo na quarta pela manhã já estarão sentindo os efeitos da chegada de Laura!

A temporada de furacões de 2020 do Atlântico Norte pode ser uma das mais ativas da história, novas previsões indicam uma atividade de sistemas tropicais bem acima da média! Até o momento 13 tempestades tropicais foram registradas, incluindo Laura e Marco, e 3 furacões (Hanna, Isaias e Marco).