Vórtice Ciclônico foi o responsável pela tempestade severa que atingiu São Paulo na quinta-feira; entenda o fenômeno

Tempestade causou alagamentos e cortes na energia elétrica que afetaram centenas de milhares de pessoas na grande São Paulo.

Tempestade causou alagamentos e cortes de energia que afetaram centenas de milhares de pessoas.
Tempestade causou alagamentos e cortes de energia que afetaram centenas de milhares de pessoas. Novas tempestades ainda podem se formar hoje e amanhã (imagem: anônimo/divulgação)

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alertas para boa parte da região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (06) devido à formação de uma tempestade severa na região. De acordo com dados da Defesa Civil, cerca de 102 mm de chuva foram registrados na capital, quase metade do esperado para o mês de Fevereiro (217,8 mm) em uma única noite.

A Defesa Civil emitiu alertas nos celulares localizados na Grande São Paulo conforme a tempestade avançava pela região. Os alertas indicam a necessidade de as pessoas tomarem medidas de proteção e tem o objetivo de diminuir o número de ocorrências e acidentes devido a condições de tempo severo. O sinal sonoro no celular dos moradores receberá uma notificação similar à do SMS e a tela congelará até que o usuário feche a mensagem.

O temporal deixou diversos bairros e avenidas alagados, causando transtornos para a população e impedindo o trânsito de veículos. Devido à tempestade severa, cerca de 142 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, de acordo com dados divulgados pela própria Enel. Deste número, 117 mil estavam localizados na capital paulista.

O temporal deixou diversos bairros e avenidas alagados.
O temporal deixou diversos bairros e avenidas alagados, causando transtornos para a população e impedindo o trânsito de veículos. (imagem: Daniel Teixeira)

Tempestade foi impulsionada por Vórtice Ciclônico

A presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) da atmosfera, entre 10 a 15 km de altitude, está moldando o clima brasileiro ao longo dos últimos dias. Dois grandes efeitos que o sistema apresenta são relacionados ao comportamento das chuvas.

  • No centro do VCAN, o movimento predominante do ar é de subsidência (descendente), o que inibe a formação de nuvens e provoca tempo firme e seco, com céu aberto e ensolarado.
  • Na periferia do VCAN (suas bordas), há condições favoráveis para a formação de nuvens de chuva. Isso ocorre porque o ar ascende nessas regiões, formando áreas de instabilidade e consequentemente tempestades.
Previsão de ventos em altos níveis atmosféricos nesta sexta-feira de madrugada.
Previsão de ventos em altos níveis atmosféricos nesta sexta-feira de madrugada mostra a presença do VCAN no centro do país, moldando o clima em boa parte do Brasil.

Por estar nas proximidades da borda do vórtice ciclônico, o fenômeno contribuiu com a formação de chuvas muito volumosas em Pernambuco no início da semana, e agora também auxilia na formação de instabilidade sobre São Paulo.

Com a continuidade da atuação deste VCAN, tempestades podem se formar novamente em praticamente todo o estado de São Paulo nesta sexta-feira (07) durante a tarde e a noite, causando mais pontos de alagamento e cortes no fornecimento de energia elétrica. Além disso, rajadas fortes de vento e descargas elétricas (raios) podem causar danos significativos.

Previsão de densidade de raios nesta sexta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios nesta sexta-feira durante a tarde mostra tempestades se formando em todo o estado de São Paulo e atingindo novamente a grande região metropolitana.

Também há possibilidade de chuvas se formarem no leste do Estado paulista neste sábado (08), atingindo novamente a região metropolitana e também o litoral sul ao longo da tarde e da noite. As chuvas perdem a intensidade somente no domingo (09), com o deslocamento do VCAN.

Previsão de probabilidade de chuva neste sábado durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva neste sábado mostra que as chuvas continuarão atingindo o leste do estado de São Paulo, podendo ocasionar novos transtornos para a população.

Por isso, evite enfrentar o mau tempo. Fique atento à alterações em encostas e não transite em caso de risco. Evite transitar por regiões propícias a alagamentos, como marginais de rios. e, em caso de inundação, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Vale lembrar que boa parte do estado de São Paulo segue com avisos de perigo vigentes. Há risco de novos cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, transbordamentos de rios, alagamentos e deslizamentos de encostas até o sábado (08).

Se possível, siga recomendações como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, não se abrigar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco tanto de raios quanto de queda devido às rajadas fortes de vento.