Superlua Rosa e Chuva de Meteoros fecham o mês de abril

Nesta reta final do mês de abril, dois espetáculos astronômicos poderão ser vistos à olho nú: superlua rosa pode ser acompanhada por chuva de meteoros nesta última semana do mês. A dica é procurar um lugar escuro e descampado para apreciar os fenômenos.

Superlua rosa
Fenômeno astronômico Superlua Rosa poderá ser visto a olho nu nesta última semana de abril

Para os amantes de astronomia e admiradores do céu, a reta final do mês de abril está sendo muito aguardada, isto porque um fenômeno especial deve ocorrer durante esta semana. O fenômeno astronômico conhecido como superlua deve ocorrer entre os dias 26 e 27 de abril, ao qual poderá ser visto a olho nu. O horário vai depender da localização de cada cidade, mas estima-se que o espetáculo deva começar a partir das 19h.

Segundo especialistas do Observatório Astronômico de Lisboa, o fenômeno superlua é definido pelo momento em que a Lua parece até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal, mas apesar de sua beleza incomparável, isto é apenas ilusão de ótica que confunde o cérebro de muita gente causada pela proximidade com o horizonte.

A Lua não cresce em tamanho! A verdade é que uma superlua é conhecida como perigeu, fase em que a Lua se torna cheia ao mesmo tempo que a sua órbita se encontra mais próxima da Terra.

Vale ressaltar que a superlua rosa não tem esse nome devido a sua coloração. A nomenclatura foi adotada por conta do florescimento de uma planta herbácea nativa das florestas nas proximidades das montanhas da Pensilvânia nos Estados Unidos, chamada Creeping Phlox. Os campos rosas foram apenas inspiração para o nome da superlua.

Chuva de Meteoros Líridas

Como se não bastasse tanta beleza de uma superlua rosa que poderá ser contemplada nesta reta final do mês, outro fenômeno astrológico vem para completar o show, uma chuva de meteoros Líridas. A chuva de meteoritos ganhou este nome por ser originária da Constelação Lira, localizada no hemisfério celestial norte.

Chuva de meteoros
Chuva de meteoros poderá ser observada até o final do mês de abril

As Líridas são conhecidas pela humanidade há muito tempo, as quais já eram registradas pelos chineses desde 687 a.C através de crônicas que diziam que as estrelas caiam como chuva.

É importante frisar que esta chuva de meteoros é a que apresenta menor intensidade, e que o tempo de duração de visibilidade do fenômeno seja até o dia 30 de abril.

Próximo espetáculo já tem data marcada

Uma nova superlua já tem data para embelezar o céu e encher nossos olhos e deve ocorrer no próximo mês, em 26 de maio, dia em que a Lua novamente estará em seu ponto mais próximo da Terra dando a ilusão de ser maior.

Desta vez a superlua não deve vir acompanhada por uma chuva de meteoros, mas ao que tudo indica, não deve ocorrer sozinha novamente. Um novo espetáculo será garantido pela ocorrência de um eclipse lunar, algo bastante raro de acontecer, que aliás só poderá ser visto em alguns pontos do planeta.

elipse lunar
Próxima Superlua "Flores" pode vir acompanhada por um eclipse lunar total

O Eclipse lunar é um fenômeno também astronômico que ocorre quando a sombra da Terra cobre parcial ou totalmente a Lua. Isso ocorre devido ao fato do Sol, da Terra e da Lua estarem próximos ou até mesmo em perfeito alinhamento.

2021 terá vários fenômenos astronômicos

O ano de 2021 será contemplado por vários fenômenos no céu e todos já têm data marcada para ocorrer. Ao todo serão 3 superluas, 4 eclipses e 10 chuvas de meteoros. Acompanhe a programação:

Superluas em 2021:

27/04 Superlua Rosa

26/05 Superlua Flores

24/06 Superlua Morango

Eclipses em 2021:

26/05 Eclipse lunar total

10/06 Eclipse anular do sol

19/11 Eclipse lunar parcial

04/12 Eclipse solar total

Chuvas de meteoros em 2021:

29/04 Líridas

06/05 Eta Aquarídeos

28/07 Aquarídeos delta

12/08 Perseidas

07/10 Draconídeos

21/10 Orionidas

04/11 Taurídeos do Sul

17/11 Leônidas

13/12 Geminidas

21/12 Ursidas