Rio Iskitimka, na Rússia, surpreende os habitantes ao ficar vermelho-escuro!

Em um incidente surpreendente, o rio Iskitimka na Rússia ficou tingido de vermelho-escuro, após a possível contaminação causada pelo derramamento de um poluente misterioso. O que poderá ter provocado isto?

A súbita mudança de cor do Iskitimka surpreendeu os habitantes da cidade industrial de Kemerovo - sul da Rússia - que o rio atravessa. No vídeo acima vê-se perfeitamente a água do rio tingida de um vermelho-escuro pouco natural. Ao mesmo tempo que as autoridades da região siberiana de Kemerovo investigam a causa deste incidente, os residentes locais afirmam que vários animais, incluindo patos, se recusaram a entrar na "água tóxica".

Esta não é a primeira vez que isso acontece neste curso de água da Federação Russa. Uma das ocasiões anteriores e mais divulgada foi em 2020. Na época compararam as cores vermelhas-escuras da água com Borsch (sopa feita à base de beterraba). De acordo com informações veiculadas pelo Daily Mail, o Iskitimka é um dos vários rios da Rússia que ao longo dos últimos anos têm sofrido uma misteriosa descoloração.

Há várias imagens de satélite e do solo que mostram incidentes semelhantes noutros cursos de água russos, como o Daldykan, que fica perto da cidade de Norilsk.

Aliás, já aconteceu com outros rios russos, incluindo o Daldykan que se situa perto de Norilsk, uma cidade escondida em um canto isolado da Sibéria e localizada no topo de vastos depósitos subterrâneos de metais, tal como se pode observar na imagem abaixo, publicada pelo Earth Observatory da NASA em 2016.

A causa da impressionante descoloração que deu origem às chocantes imagens vermelho-escuro no rio Iskitimka pode ter sido pela proximidade geográfica de algumas das fábricas metalúrgicas mais poluentes do mundo às quais está associado o ocasional vazamento de poluentes do grupo dos metais, como níquel e platina.

Esta imagem de satélite publicada em agosto de 2016 mostra o rio Daldykan tingido de vermelho. Fonte: Earth Observatory NASA.

Ainda segundo outros perfis especializados científicos, as autoridades locais explicam que a água suja e tóxica provém de um esgoto entupido na cidade de Kemerovo, por causa do derrame de óxido de ferro (ferrugem) de uma fábrica de processamento de níquel na área, alegadamente uma das maiores do mundo.

De acordo com as autoridades locais, a cor incomum do rio deve-se às águas residuais que o mancharam a partir de um esgoto municipal entupido.

A má construção e as tensões termomecânicas - como o deslocamento dos tubos devido ao degelo do permafrost - podem ter contribuído para o rebentamento dos dutos e, consequente, para o derramamento dos poluentes para as águas fluviais.

Outros acidentes ecológicos anteriormente ocorridos na Rússia

A 29 de maio de 2020 um desastre ambiental em grande escala ocorreu em Norilsk, a já mencionada cidade industrial situada acima do Círculo Polar Ártico. Os rios, na altura, também ficaram tingidos de vermelho após uma fuga de gasóleo de uma central térmica.

Destaque ainda para o facto de Norilsk se situar na região de Krasnoyarsk Krai, repetidamente classificada como uma das piores em termos de condições ambientais na Rússia. Krasnoyarsk, a capital da região, regista regularmente o chamado "regime de céu negro" devido à emissão de quantidades elevadas de poluentes, prejudiciais para a saúde humana, para o ar.