Revolução têxtil: a roupa que captura CO2 do ambiente e o elimina na lavagem

Vista a mudança: camiseta que absorve o dióxido de carbono do ambiente e o elimina na lavagem é lançada no Brasil e chega aos consumidores nos próximos dias. Veja os detalhes.

A camiseta sustentável, que foi anunciada em 2024, chega aos consumidores nos próximos dias. Crédito: Divulgação/Malwee.

Imagine uma roupa que ajuda o planeta a cada uso… e lavagem! É isso mesmo. Cientistas criaram uma camiseta inovadora que auxilia no combate das mudanças climáticas ao absorver o dióxido de carbono do ambiente e o liberar através da lavagem.

A peça foi anunciada em 2024, mas só agora foi lançada e será liberada para venda nos próximos dias. Veja mais detalhes abaixo.

Tecnologia sustentável: a roupa que combate as emissões de carbono

A camiseta foi anunciada em setembro de 2024 na London Fashion Week, e acabou de ser lançada pelo grupo de moda brasileira Malwee. A peça deve chegar ao consumidor no próximo dia 22 de maio, data que celebra o Dia Internacional da Biodiversidade.

Com foco no projeto de descarbonização para o mercado têxtil, esta peça é um marco para a moda no Brasil. A malha é capaz de capturar o gás carbônico (CO2) do meio ambiente e o eliminar no processo de lavagem.

Ela é resultado de uma parceria com a startup Xinterra, de Singapura, por meio da tecnologia COzTERRA (têxteis que removam CO2). Foram dois anos de pesquisa e estudos em laboratório para o desenvolvimento da tecnologia, que foi adaptada da construção civil para o setor têxtil.

Batizada de “Ar.voree”, a camiseta terá edição limitada, será apenas de cor preta e terá venda exclusiva no e-commerce da marca por 129 reais.

O tecido da camiseta captura o CO2 da atmosfera, que ao entrar em contato com o sabão líquido ou em pó durante a lavagem, é transformado em bicarbonato de sódio, sendo eliminado de forma segura.

E como funciona? O tecido captura o CO2 da atmosfera, que ao entrar em contato com o sabão (líquido ou em pó) durante a lavagem, é transformado em bicarbonato de sódio, sendo eliminado de forma segura. O processo também recarrega os agentes de captura de CO2 na camiseta, permitindo que ela continue funcionando como um “filtro de carbono” a cada uso.

Uma camiseta consegue capturar 12 gramas de CO2 da atmosfera. Ou seja, 25 camisetas capturam, em um dia, a mesma quantidade de CO2 que uma árvore adulta captura no mesmo período.

Camiseta é a primeira no Brasil a capturar CO2 da atmosfera e o eliminar na lavagem. Crédito: Divulgação/Malwee.

“Acreditamos que a inovação é um dos caminhos mais eficazes para uma moda mais consciente e com menor impacto ambiental. Moda, tecnologia e sustentabilidade precisam caminhar juntas. E essa peça é um convite para que as pessoas também façam parte desse ciclo”, comentou Gregório Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee.

Referências da notícia

Camiseta que captura CO2 do ambiente e o elimina na lavagem é lançada. 19 de maio, 2025. Caroline Ferreira.

Grupo Malwee lança malha inédita que captura CO2. 2024. Redação.