Quarentena: o conselho do astronauta que passou um ano no espaço

Scott Kelly é um astronauta aposentado da NASA que passou quase um ano na Estação Espacial Internacional. Em tempos de isolamento social, ele nos traz algumas recomendações muito interessantes para lidar melhor com esse momento sem precedentes da humanidade.

Scott Kelly Astronauta da NASA Quarentena de isolamento social Coronavírus COVID19 Pandemia
Kelly dentro de um simulador se preparando para viajar para a Estação Espacial Internacional. Créditos: Bill Ingalls-NASA.

A pandemia de coronavírus se espalhou pelo planeta e em poucos dias nossas formas de vida mudaram radicalmente. Desde o início, o principal conselho dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi recorrer ao isolamento social para diminuir a taxa de infecções.

A quarentena começou a ser implementada progressivamente em diferentes países e, com essa medida, começaram a aparecer sintomas como tédio e ansiedade. Existem poucas pessoas, como Scott Kelly, para nos dizer como sobreviver a essa nova realidade que temos que enfrentar hoje em dia.

Kelly é astronauta aposentado da NASA e escreveu uma coluna de opinião no New York Times, onde relata sua experiência na Estação Espacial Internacional por quase um ano.

Aprendi várias coisas durante o tempo em que estive lá que gostaria de compartilhar porque elas estão prestes a se tornar úteis novamente, agora que vamos nos trancar em casa para ajudar a impedir a propagação do coronavírus.

Siga uma rotina e faça pausas

Manter uma agenda organizada é vital, afirma Kelly: “Na estação espacial, todo o meu tempo estava programado, desde o momento em que acordei até a hora de dormir. Às vezes, isso incluía uma caminhada espacial que poderia durar até oito horas, outras vezes, era uma tarefa de cinco minutos, como dar uma olhada nas flores experimentais que eu estava cultivando no espaço. ”

"Quando morei no espaço, fiz pausas deliberadamente porque sabia que ficaria lá por um longo período, exatamente como a situação em que estamos agora." Kelly aconselha tirar um tempo para atividades divertidas e diz que já assistiu todas as temporadas de "Game of Thrones" duas vezes.

Como se exercitar e ter um hobby

O astronauta garante que é de vital importância n ão estar apenas em um só lugar. Por exemplo, se continuarmos trabalhando em nosso quarto, Kelly nos incentiva a sair dele às vezes. "Você não precisa se exercitar duas horas e meia por dia, como os astronautas fazem na estação espacial, mas se fazer exercícios físicos uma vez por dia deve fazer parte do seu cronograma de quarentena", diz ele.

Kelly também aconselha encontrar uma atividade de fuga que não seja trabalhar ou arrumar a sua casa. Por exemplo, lendo ou praticando um instrumento: “Algumas pessoas ficam surpresas ao saber que eu trouxe livros para o espaço. A distração silenciosa fornecida por um livro físico (que não o alerta para nenhuma notificação ou permite a abertura de outra guia) é inestimável.

Kelly comenta que os astronautas recorrem a essas atividades perturbadoras e nos lembra a versão do astronauta canadense Chris Hadfield de"Space Oddity", de David Bowie.

Escreva um diário e não perca a conectividade

Entre os estudos que a NASA realizou sobre os efeitos do isolamento nos seres humanos, Kelly nos diz que uma das descobertas mais surpreendentes, que foi feita, foi o valor que o diário atribui às pessoas: “Durante toda a minha missão de um ano, escrevi sobre minhas experiências quase todos os dias. Se você perceber que está registrando apenas os eventos de cada dia (que, nesse contexto, podem ser repetitivos), tente descrever o que está experimentando através dos seus cinco sentidos ou escreva sobre suas memórias."

Embora seja difícil nos ver, é importante ter videoconferências ou conversas telefônicas com os amigos. "Os cientistas descobriram que o isolamento é prejudicial não apenas à nossa saúde mental, mas também à nossa saúde física, especialmente ao nosso sistema imunológico. A tecnologia torna mais fácil do que nunca manter contato, por isso vale a pena reservar um tempo para se conectar com alguém todos os dias. Isso pode ajudá-lo a combater vírus ".