Por que a luz do Sol não ilumina o espaço? Astronautas da Estação Espacial Internacional respondem!

O espaço sideral é um lugar profundamente escuro embora esteja próximo ao Sol e muitos questionamentos surgem sobre por que a luz do Sol não ilumina o espaço se ilumina a Terra. Astronautas respondem essa pergunta que entrou na cabeça até mesmo de crianças.

espaço
Astronautas da ISS respondem por que a luz do Sol não ilumina o espaço sideral e o torna tão escuro e vazio.

É certo que a maior parte da humanidade nunca foi ao espaço sideral, mas apesar disso, existem muitas informações do que tem lá, de como é esse lugar tão distante, tão vazio, frio e escuro. Mas por que será que a luz do Sol não ilumina o espaço? É uma pergunta feita até mesmo por crianças, algo que chamou a atenção de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

A escuridão do espaço virou pauta, claro, de filmes que retratam viagens espaciais como é o caso de Star Trek. O ator que estrelou o filme, William Shatner, disse que quando estava no espaço sideral (sim, as filmagens foram reais) parecia um funeral: “Eu vi um vazio frio, escuro e negro. Era diferente de qualquer escuridão que você pudesse ver ou sentir na Terra. Era algo profundo, envolvente, que consumia tudo. Virei-me para a luz de casa. Pude ver a curvatura da Terra, o bege do deserto, o branco das nuvens e o azul do céu. Era vida.”

Em cima dos tanto relatos e filmagens sobre o espaço, muitas perguntas surgem e os astronautas da ISS se comprometeram a responder algumas delas como, por exemplo: por que a luz do Sol não ilumina o espaço? Sabe-se que o Sol é uma fonte intensa de luz e que grande parte de sua energia sai em forma de radiação eletromagnética. Apesar da forte intensidade, a luz solar vai diminuindo com a distância, o que nos permite sobreviver na Terra com a quantidade ideal de raios solares.

A luz do Sol da Terra

A Terra recebe a luz do Sol em forma de radiação que é emitida no visível, ou em outras palavras, a radiação chega como um fluxo de luz. Conforme a distância do planeta do Sol, a intensidade da luz que chega é diferente.

Se um planeta está duas vezes mais longe do Sol que a Terra, por exemplo, vai receber um quarto do fluxo de luz. O Sol projeta um fluxo finito de luz sobre uma área esférica cada vez maior, ou seja, Marte recebe menos claridade que a Terra, porém, recebe mais luz que Saturno que está ainda mais distante da estrela.

terra
A luz do Sol chega na Terra através de radiação eletromagnética. Planetas mais distantes da estrela solar recebem menos luz.

Assim como na Terra em que vemos a luz do Sol em diversas direções e até intensidades diferentes, um clarão também é irradiado para o espaço sideral, a diferença é que a luz é emanada de forma não uniforme, ou seja, mesmo que o espaço interplanetário próximo a Terra receba um fluxo de radiação semelhante ao recebido pelo nosso planeta, a luz no espaço é bem diferente.

Por que a luz do Sol não ilumina o espaço?

Certo, mas afinal, se é parecido com a Terra, por que então a luz do Sol não ilumina o espaço? É uma pergunta que já foi feita milhares de vezes, até mesmo por crianças, e agora astronautas da ISS resolveram revelar esse mistério de uma forma bastante intuitiva para que a criançada também possa entender.

luz
Astronautas respondem pergunta de crianças utilizando lâmpadas em local aberto como exemplo de como a luz precisa de algo para refletir. Sem isso, uma lâmpada mal consegue iluminar uma pequena área a sua volta.

Uma forma simples de entender por que a luz do Sul não ilumina o espaço sideral considerado um local vazio, frio e muito escuro, é acender uma lâmpada em um local aberto e outra lâmpada em uma sala pintada de branco. É notório que a luz acesa na sala ilumina o ambiente de forma mais ou menos uniforme, porém, no espaço aberto, a lâmpada mal consegue iluminar uma pequena área ao seu redor.

Isso acontece porque para iluminar um espaço é necessário não apenas uma fonte de luz, mas também é preciso algo que disperse ou reflita esse fluxo luminoso, como é o caso das paredes brancas. Se você fizer o teste de apontar uma lanterna para o céu pode até ver um estreito feixe de luz até uma certa distância, isso na presença de umidade na atmosfera, caso contrário, não verá nada.

Como o espaço está praticamente vazio, ou seja, sem partículas em suspensão, a luz não consegue ser refletida e espalhada. Diferente da Terra que tem sua parte iluminada o suficiente para que a luz seja espalhada uniformemente pela atmosfera.

Essa questão da presença de partículas em suspensão para a reflexão e espalhamento dos feixes de luz é conhecida como luminescência, a qual sabe-se que a luz é espalhada de maneira diferente dependendo da partícula em contato, ou seja, é por esse motivo também que cada planeta tem uma coloração de céu diferente, pois são atmosferas diferentes. Na Terra o céu é azul, em Marte é um cinza avermelhado.

A resposta final dos astronautas é que existe sim muita claridade no espaço, porém, essa luz só se torna visível quando olhamos para a fonte dela ou para um objeto que a refletiu, sem isso, o espaço sideral continua parecendo um local totalmente escuro.

Referência da notícia: Xataka - Por qué la luz del Sol no ilumina el espacio. Resolviendo la pregunta que un niño envió a la ISS