Por que a água sai do ar condicionado e como podemos reutilizá-la?

A atual onda de calor na Argentina está gerando recordes de temperatura, com valores acima de 40°C em mais de 50 cidades no país, como no estado do Rio Grande do Sul, aqui no Brasil. Por isso, o uso de ar condicionado nesse momento se torna muito importante. Te contamos aqui por que sai aquela água deste aparelho e como você pode reutilizá-la com segurança.

Onda de calor e ar condicionado
Saiba como reutilizar a água que sai do ar condicionado. Imagem: Luis De Luca.

Diante da atual onda de calor, com certeza você teve que pôr em prática as recomendações para cuidar da sua saúde e de sua família, a fim de evitar a insolação. Uma dessas recomendações indica "ficar em locais ventilados ou climatizados", por isso o ventilador e o ar condicionado também tiveram recorde de uso nestes últimos dias.

Você sabe como manusear o controle remoto do seu ar condicionado, programar para ligar e desligar, mudar os modos para maior conforto, direcionar o fluxo de ar que sai do seu split... Mas, sabe por que ele elimina água? E sabia que ela pode ser reutilizada com devidos cuidados? Tudo isto te contaremos agora!

Por que sai água do ar condicionado?

O funcionamento do ar condicionado envolve diversos processos físicos e químicos. Basicamente, o que o seu ar condicionado faz é retirar o ar quente de dentro do seu cômodo. O fluído refrigerante que ele contém sofre uma mudança de estado (de líquido para gasoso) à medida que passa pela unidade evaporadora. Enquanto o refrigerante circula dentro do evaporador, o ar quente do seu cômodo passa, graças ao funcionamento dos ventiladores do equipamento, através do evaporador. O fluído refrigerante é o que absorve o calor do ar e faz com que ele saia da unidade interna a uma temperatura mais baixa.

Assim, a temperatura no interior diminui mas o valor da umidade relativa aumenta até atingir o ponto de orvalho, no qual o vapor de água se transforma em água líquida. A água fica acumulada na base do evaporador, dentro do seu split murado até a parede interna. Essas gotículas de água que ele expulsa vêm do vapor de água condensado que estava em seu cômodo.

Água acumulada em seu ar condicionado

Se o seu ar condicionado for móvel, ele tem uma bandeja para facilitar a coleta da água de condensação, ou uma conexão para que você possa acumulá-la e descartá-la posteriormente. Em instalações fixas e modernas, é fornecido um sistema de evacuação com tubos nas paredes internas do ar para escoar a água até um ralo. Em casas menos modernas, você pode conectar uma mangueira de drenagem à unidade interna por onde a água sai, permitindo que ela seja coletada.

A quantidade de água que seu ar condicionado libera dependerá da umidade presente no ar do cômodo e é um processo totalmente normal.

Como reutilizar a água do ar condicionado

A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é água potável! Por isto, você não pode bebê-la nem oferecê-la a seus animais de estimação. Como a água provém da condensação do ar em seu ambiente, as partículas que ela contém dependem fundamentalmente da qualidade do ar. Elas podem conter todo tipo de partículas nocivas e estar contaminada com bactérias, tabaco, pólen, etc., mesmo que os filtros de ar estejam limpos e em boas condições.

E mesmo que você ferva a água, não poderá bebê-la, nem usá-la para higiene pessoal ou de seus animais, porque você apenas removerá as bactérias, mas não todas as partículas nocivas que podem causar doenças ou alergias. Seu uso não é recomendado para lavar roupas, nem para limpar utensílios de cozinha e banheiro.

Ar condicionado e onda de calor
A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é potável!

Você pode reaproveitar esta água de tais forma: reabastecer a mochila ou a cisterna do seu vaso sanitário, reabastecer a água do limpador de para-brisa do carro, para limpar pisos, janelas, peças do carro, certos móveis, etc. (desde que ela não esteja turva e a misture com produtos apropriados).

A água de condensação do seu ar tem un pH muito ácido, razão pela qual ela não é recomendada para regar plantas, mas pode ser utilizada para irrigação de certas plantas que requerem alta umidade durante o verão e que toleram muito bem este nível de acidez.

Pesquisas sobre a água do ar condicionado

De acordo com um estudo recente, publicado em 2019 pelo Instituto Palestino de Normas (PSI) para água potável e água de irrigação, a qualidade da água condensada por equipamentos de ar condicionado em edifícios residenciais, restaurantes e lojas diversas foi analisada para avaliar sua reutilização em duas cidades da Palestina onde os recursos hídricos são escassos.

Foram testados: o pH, condutividade elétrica, oxigênio e sólidos dissolvidos, medições de turbidez, demanda biológica e química de oxigênio, níveis de elementos presentes e metais pesados.

Os resultados mostraram que a qualidade da água condensada é boa o suficiente para ser reutilizada em irrigação; mas para água potável, as medições de turbidez e demanda biológica e química de oxigênio o correspondem às recomendações nacionais.

ar condicionado condensação água potável
Tabelas que correspondem aos estudos sobre a água de condensação mencionados nas pesquisas de Palestina e Omã. Créditos: a quem corresponder.

Em Omã, onde a água doce também é um recurso muito escasso, eles também realizaram um estudo interessante em Energias Renováveis e Sustentabilidade Ambiental.

Foram testados diferentes métodos de limpeza da água: cloração, ozonização, exposição aos raios UV, aquecimento a 63°C, e a desinfecção solar. Os raios solares podem contribuir para a destruição de germes, vírus e bactérias devido à presença de raios infravermelhos e UV, após um processo de filtração para remoção de materiais em suspensão.

Os resultados mostraram que as propriedades da água de condensação coletada são próximas às da água destilada, e que todas as bactérias Coliformes e E-Coli são destruídas após 2 horas de irradiação a 43°C.

Então, o método de desinfecção solar pode ser usado para tornar a água condensada adequada para beber, em certas condições e locais onde outros métodos de desinfecção não estão disponíveis.

Vale lembrar que esses estudos são para locais onde a necessidade de água potável é extrema e com diferentes padrões de qualidade da água. Os médicos não recomendam sua reutilização para beber, limpar ou cozinhar.

Dicas

Caso a unidade de ar condicionado interior comece a expelir as gotículas de água pela frente, pode ser devido à sujeira, falta de manutenção ou avaria. O mecanismo de drenagem de água pode estar entupido, ou pode ser que a pressão do gás tenha diminuído e esteja congelando. Nestas situações, aconselha-se não manipular o equipamento e chamar um profissional em reparos.