Onda de calor quebra recordes e provoca apagão na Argentina

A forte onda de calor que tem atingido a América do Sul nesta semana fez com que os termômetros ultrapassassem a marca dos 40°C na Argentina, quebrando vários recordes, provocando apagões e inclusive uma invasão de besouros.

Onda de calor Argentina
A forte onda de calor que atinge o sul da América do Sul provocou apagões na região metropolitana de Buenos Aires, Argentina, nesta terça-feira (11). Crédito da imagem: Fanton Osvaldo/ La Nación.

Desde o início desta semana uma onda de calor muito intensa tem ganhado força no sul da América do Sul, afetando principalmente a Argentina e o Uruguai. Grande parte da Argentina viu seus termômetros ultrapassarem a marca dos 40°C, quebrando recordes de temperaturas em diversas estações meteorológicas do país.

Na segunda-feira (10) cidades como San Antonio Oeste, Rivadavia e Bahía Blanca, localizadas na porção centro-leste do país, registraram temperaturas máximas de 42.8ºC, 42.5ºC e 42°C, respectivamente, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SNM) da Argentina.

Essa terça-feira (11) foi o segundo dia mais quente da história da cidade de Buenos Aires, com temperatura máxima de 41.1°C

A capital Buenos Aires registrou uma temperatura de 41.1ºC no meio da tarde de ontem. De acordo com o SNM, essa é a segunda maior temperatura registrada na cidade desde o início dos registros em 1906. A maior temperatura, de 43.3ºC, foi registrada no dia 29 de janeiro de 1957.

Em consequência das altas temperaturas, cerca de 700 mil pessoas ficaram sem energia nesta terça (11) na região metropolitana de Buenos Aires. As principais distribuidoras de energia da região relataram uma queda de energia após as altas temperaturas gerarem um grande aumento na demanda para resfriamento de estabelecimentos e residências. O pico de demanda foi de 9 800 MW às 13h local.

Inclusive o abastecimento de água ficou comprometido, já que a AySA, responsável por fornecer água potável em Buenos Aires, disse que a interrupção do fornecimento de energia afetou seu sistema de purificação e pediu à população uma economia no uso de água.

Na cidade de Santa Isabel, na província argentina La Pampa, milhões de besouros invadiram casas, parques e ruas nesse pequeno município de 2966 habitantes. O calor intenso foi responsável por fazer com que esses insetos saíssem da terra para completar seu ciclo reprodutivo.

“Caem pelos telhados como se fosse granizo e você também pode vê-los nas estradas, batendo no para-brisa ou no teto dos carros que circulam”, disse o prefeito municipal Cristian Echegaray à mídia regional Infohuella. Inclusive, como uma tentativa para diminuir a invasão desses insetos, a prefeitura da cidade decidiu desligar sua iluminação pública.

De acordo com o SNM, as altas temperaturas devem continuar ao longo da semana, com picos próximos a 40°C, portanto o alerta de calor permanece pelo país até o final dessa semana. Inclusive novos recordes de temperatura são esperados.

Alerta de onda de calor para o Sul do Brasil!

Nos próximos dias será a vez do Sul do Brasil registrar temperaturas tão elevadas, principalmente o estado do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira algumas cidades gaúchas já registraram temperaturas próximas aos 40°C!

O sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul provavelmente serão as regiões mais impactadas pelo calor, mesmo assim o restante do estado não estará livre, já que essa onda de calor poderá elevar os termômetros inclusive na serra gaúcha. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para 216 municípios do RS em razão da onda de calor.

O sistema de alta pressão que tem sido o principal responsável pela estagnação dessa massa de ar quente e seca entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul também tem desfavorecido a formação de chuvas na região, piorando o cenário crítico de estiagem que permanece desde o ano passado. No Rio Grande do Sul, 159 municípios estão em situação de emergência devido à estiagem que começou em novembro de 2021.