Besouros invadem cidade na Argentina após forte onda de calor

Uma cidade na Argentina foi tomada por besouros após forte onda de calor que ganhou destaque nos últimos dias. Os insetos se proliferam rapidamente devido condições de umidade e temperaturas elevadas.

Besouros
Besouros invadem bueiros em Santa Isabel, na Argentina, e assustam população com quantidade exorbitante após onda de calor.

Besouros invadiram uma cidade na Argentina nos últimos dias e a quantidade assustadora chamou a atenção não só dos moradores, como também de vários países após a circulação das notícias. Os insetos se proliferaram de forma muito rápida depois que temperaturas muito elevadas foram registradas recentemente.

A cidade que foi vítima da invasão dos insetos leva o nome de Santa Isabel e está localizada na província argentina de La Pampa. Os besouros se proliferaram em uma velocidade e quantidade assustadora nessa última semana após uma forte onda de calor que atingiu o país. As altas temperaturas, segundo especialistas, ajudam na reprodução de insetos durante esta época do ano.

As notícias sobre a tal invasão dos insetos logo viralizaram na internet nesses últimos dias após moradores da região compartilharem imagens surpreendentes dos besouros que tomaram conta de caixas, prédios, bueiros, piscinas e parques, tinha besouro para todo lado.

Onda de calor histórica

Como forma de proliferação, os besouros, assim como muitos insetos, usam as altas temperaturas e a umidade para acelerarem a reprodução, por isso, há um aumento significativos de insetos durante as estações de primavera e verão.

Besouras
Registro da enorme quantidade de besouros que invadiram casas, caixas, piscinas e prédios na Argentina nesta última semana.

Nesta última semana, a América do Sul registrou temperaturas incrivelmente elevadas, ganhando o título de segundo lugar mais quente do planeta. O calorão aconteceu devido a chegada de uma forte onda de calor provocada por um tipo de bloqueio atmosférico.

Segundo o chefe de Departamento de Polícia de Santa Isabel, Omar Sabaidini, a quantidade de besouros provocou, inclusive, danos em alguns imóveis na província de La Pampa.

A forte onda de calor vem chamando a atenção nos últimos dias, inclusive com recordes. Na terça-feira (11), Buenos Aires registrou uma temperatura máxima de 41,1°C, sendo o segundo dia mais quente da história da cidade, ficando atrás apenas dos 43,3°C registrados em 29 de janeiro de 1957.

Calorão chega em outras partes do mundo

Após provocar consequência desastrosas em cidades da Argentina, a onda de calor chega ao Brasil e gera preocupações especialmente na região Sul do Brasil que já sofre com estiagem. Aliás, esse calorão todo vem sendo notado e registrado em outras partes do mundo.

Outra variável que ganhou destaque no Rio Grande do Sul devido ao tempo seco e com a elevação das temperaturas, foi a umidade relativa do ar. Com a estiagem e o calorão, gaúchos entram em estado de atenção e alerta devido aos baixos índices de umidade relativa do ar, que também provocam danos à saúde humana e animal.

Durante esta época do ano, em especial, é sempre importante lembrar da hidratação. O Organização Mundial da Saúde, recomenda valores ideais de umidade relativa do ar em torno de 60%. Diversas cidades gaúchas, inclusive Porto Alegre, registraram índices entre 21% e 30%, sendo o estado de atenção. Outras como Canguçu que registraram entre 12% e 20%, estão em estado de alerta.

As temperaturas foram tão elevadas que Porto Alegre, foi a capital brasileira mais quente do Brasil nesta última sexta-feita (14) com 37,8°C. Outro dado histórico foi o calor em Uruguaiana, na última quarta-feira (12) com 41,1°C, sendo a maior temperatura registrada no município dos últimos 62 anos.