Poluição extrema: nuvem tóxica na capital da Índia faz escolas e fábricas serem fechadas
Nova Delhi tem escolas e fábricas fechadas no início desta semana devido à poluição recorde na cidade. O nível de poluiç��o ultrapassou em mais de 60 vezes o limite da Organização Mundial da Saúde.

Não é a primeira vez que a Índia enfrenta problemas alarmantes de poluição. E agora, sua capital, Nova Delhi, passa por um sério agravamento da poluição. Uma nuvem de névoa tóxica que paira sobre a cidade provocou o fechamento de escolas e fábricas, e o tráfego foi limitado nesta segunda-feira (18). Veja mais informações abaixo.
O que está acontecendo em Nova Delhi?
A Índia luta contra a poluição do ar todos os invernos, pois o ar frio e pesado retém poeira, emissões de gases e fumaça de incêndios agrícolas. E nesta segunda-feira (18), sua capital, Nova Delhi, enfrentou um agravamento da poluição. A densa nuvem tóxica é resultado da fumaça das queimadas agrícolas sazonais, das emissões industriais e da fumaça de veículos.
As autoridades do país estimam que quase 38% da poluição atmosférica registrada em Nova Delhi este ano seja resultado da queima de resíduos ou de incêndios agrícolas em estados vizinhos como Punjab e Haryana.
Esse problema afeta milhões de pessoas na região metropolitana da cidade, que soma mais de 30 milhões de habitantes. Como consequência, o tráfego de veículos foi limitado, obras de construção civil foram paralisadas, e fábricas e escolas foram fechadas; as aulas foram recomendadas a acontecer em formato online e não presenciais.
Veja no vídeo abaixo mais imagens da poluição extrema em Nova Delhi:
Nueva Delhi se sumergió en una grave crisis de contaminación del aire. Los niveles de partículas contaminantes superan 53 veces el máximo diario de contaminación establecido por la Organización Mundial de la Salud. #india #nuevadelhi #contaminacion pic.twitter.com/1u916ULXBf
— Pulzo (@pulzo) November 19, 2024
Os níveis de partículas perigosas que entram na corrente sanguínea chegaram a estar 60 vezes acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no domingo (17). Este é o pior nível de poluição atingido neste inverno no país.

Na segunda-feira (18), a leitura do índice de qualidade do ar (AQI) de 24 horas de Déli estava em 488 em uma escala de 500, disse o Conselho Central de Controle de Poluição (CPCB) da Índia, e pelo menos cinco estações na capital Nova Delhi relataram um AQI de 500. O CPCB define uma leitura de AQI acima de 401 como "grave", o que significa que consideram o ar neste caso como um risco para pessoas saudáveis e que "impacta seriamente" aquelas com doenças existentes.
A ministra-chefe Atishi anunciou a suspensão das aulas presenciais e incentivou que crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou doenças crônicas fiquem em casa para evitar a exposição à poluição.

Em relação ao tráfego, nenhum caminhão poderá entrar na capital, exceto aqueles que transportam produtos essenciais, e alguns veículos mais antigos foram proibidos de circular.
A densa névoa de poluição também reduziu muito a visibilidade no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, causando o cancelamento de voos e atrasos nas estações ferroviárias.
De acordo com as previsões, essas condições deverão permanecer até o final da semana.
Referências da notícia:
Reuters. “Toxic smog persists over India's north, schools reopen in Pakistan”. 2024.
Agência Brasil. “Nova Delhi fecha escolas e fábricas devido à poluição atmosférica”. 2024.
India Today. “Delhi's air disaster: Worst pollution of the season, toughest curbs in place”. 2024.