Seca extrema no Iraque faz cidade muito antiga aparecer

Uma cidade permaneceu soterrada pelo rio Tigre por 3.400 anos e agora está emergindo devido à forte seca que atinge a região. Acredita-se que poderia ser a antiga Zakhiku, um importante centro no Império Mitani.

Iraque seca cidade antiga Zakhiku
Os pesquisadores conseguiram mapear amplamente a cidade.

Há algum tempo falamos sobre o preocupante desaparecimento do lago Sawa no Iraque, devido ao contexto da severa seca que a região está passando, mas também incentivado pela exploração indiscriminada da água através de poços cavados ilegalmente para agricultura da área.

Agora, as notícias que chegam deste país são igualmente surpreendentes devido à crise climática por falta de água: uma cidade inteira, datada da Idade do Bronze, acabou reaparecendo, a qual permaneceu soterrada pelo rio Tigre por 3400 anos!

A queda dramática do nível da água no reservatório de Mosul possibilitou que uma equipe de arqueólogos descobrisse os restos da cidade que ficavam às margens do rio. De acordo com as primeiras hipóteses, os pesquisadores sugerem que esta cidade extensa com um palácio e vários edifícios grandes poderia ser a antiga Zakhiku, que se acredita ter sido um importante centro do Império Mitani (1550-1350 aC).

A severa seca no Iraque permitiu a descoberta da antiga cidade

A falta generalizada de água na região, uma das mais afetadas globalmente pelas mudanças climáticas, permitiu que os arqueólogos escavassem e documentassem partes desta grande e importante cidade antes que ela submergisse novamente.

A extensa cidade pode ser a antiga Zakhiku, que se acredita ter sido um importante centro do Império Mitani.

O arqueólogo curdo Hasan Ahmed Qasim, presidente da Organização Arqueológica do Curdistão, e os arqueólogos alemães Ivana Puljiz (Universidade de Freiburg) e Peter Pfälzner (Universidade de Tübingen) decidiram realizar escavações conjuntas de resgate em Kemune, região curda do Iraque.

Como não estava claro quando o reservatório subiria novamente, os pesquisadores estavam sob forte pressão de tempo para realizar o trabalho. Mas de qualquer forma, eles felizmente conseguiram mapear amplamente a cidade.

É a antiga cidade de Zakhiku?

Além de um palácio, que já havia sido documentado durante uma breve campanha em 2018, vários outros edifícios grandes foram encontrados: uma enorme fortificação com muros e torres, um prédio de armazenamento de vários andares e um complexo industrial.

Iraque seca cidade antiga Zakhiku
Arqueólogos encontraram tabuletas de argila com inscrições cuneiformes.

A equipe de Qasim estima que o palácio encontrado no sul do Iraque já esteve a cerca de 20 metros do rio Tigre. Portanto, a cidade foi construída ao norte, além do prédio do governo. Com as mudanças no rio, porém, as estruturas ficaram completamente soterradas pela correnteza.

Dentro do palácio, os arqueólogos encontraram tabuletas de argila com inscrições cuneiformes. Esse tipo de escrita era a base da comunicação na Mesopotâmia.

Para evitar mais danos ao local arqueológico, os edifícios escavados foram completamente cobertos com folhas de plástico bem ajustadas e com cascalho. Isto destina-se a proteger as paredes de barro não queimadas e quaisquer outros achados ainda escondidos nas ruínas durante os tempos de inundação. O local está agora mais uma vez completamente submerso.