Pela primeira vez, uma nação proíbe a poluição luminosa por lei

Desde o dia 1º de junho, todas as luminárias externas na República Tcheca devem ser protegidas para garantir que a luz não fique acima da linha do horizonte. É o primeiro país com uma lei para evitar a poluição luminosa.

república tcheca, poluição, poluição luminosa
A República Tcheca tornou-se o primeiro país a implementar uma lei nacional para eliminar a poluição luminosa.

O céu será muito mais estrelado na República Tcheca. Esta nação tornou-se recentemente o primeiro país com uma disposição que visa reduzir ou eliminar a poluição gerada pela luz artificial. Conhecida como a "Lei de Proteção Atmosférica", o projeto foi aprovado pelas duas casas do parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e sancionado pelo presidente Vaclav Havel em 27 de fevereiro de 2002. Entrou em vigor em 1 de junho deste ano.

A poluição luminosa é definida nesta lei como "todas as formas de iluminação por luz artificial que se espalham fora das áreas a que se destinam, especialmente se forem dirigidas acima do nível da linha do horizonte". De acordo com a lei, os cidadãos e organizações da República Tcheca são obrigados a "tomar medidas para evitar a poluição luminosa do ar". Aqueles que violarem as disposições contra a poluição luminosa estarão sujeitos a multas que variam de 500 a 150.000 coroas tchecas.

A chave para o cumprimento da nova lei na República Tcheca é o uso de luminárias totalmente blindadas cuja estrutura não emite luz acima da direção horizontal. Desta forma, a iluminação é redirecionada para a superfície e não se perde em direção ao céu. "As luminárias totalmente protegidas não apenas ajudam a preservar a beleza do céu estrelado, mas também iluminam com mais eficiência e permitem que as pessoas vejam melhor à noite", disse a Associação Astronômica Tcheca, os principais promotores desta lei.

A ineficiente e mal projetada iluminação exterior, além do uso de projetores e canhões laser, a inexistência de regulação do horário de desligamento da iluminação publicitária, monumental ou ornamental geram um problema de poluição luminosa cada vez mais difundido no mundo.

A luz das sinaleiras de trânsito e das lâmpadas das ruas reflete partículas e moléculas na atmosfera, fazendo com que o céu sobre as áreas povoadas seja menos escuro. Essa poluição luminosa é um problema particular para os astrônomos, pois mesmo níveis baixos de luz artificial de cidades distantes podem obscurecer a visão de objetos fracos distantes no espaço. Além disso, vários estudos também mostraram em suas conclusões que a poluição luminosa modifica os ciclos biológicos e migratórios de aves e outros animais.

Como conseguir uma iluminação responsável

Muitas vezes, as instalações externas à noite são excessivamente iluminadas, deixadas acesas quando não são necessárias e são ruins para o meio ambiente. Como resultado, a poluição luminosa é um problema global crescente que pode afetar negativamente nosso meio ambiente e impactar nossa qualidade de vida. Se a luz for considerada útil e necessária, podemos seguir estas diretrizes para prevenir ou minimizar a poluição luminosa:

  1. Antes de instalar ou substituir uma luz, pense se ela é realmente necessária. Considere como o uso da luz afetará a área, incluindo a vida selvagem e o meio ambiente. Você pode usar tintas refletivas ou marcadores auto-luminosos para sinais, meios-fios e degraus para reduzir a necessidade de iluminação externa instalada permanentemente.
  2. A luz deve ser direcionada apenas para onde for necessária. Use proteção e aponte para baixo, para que ilumine apenas o necessário.
  3. Use o nível de luz mais baixo necessário. Esteja ciente das condições da superfície, pois alguns materiais do solo podem refletir mais luz no céu noturno do que o esperado.
  4. Use-a apenas quando for útil. Coloque controles como temporizadores ou detectores de movimento para garantir que a luz esteja disponível quando necessário, diminua quando possível e desligue quando não for necessário.